Artigo nucleoesqueleto traduzido e resumido 2 2015

6339 palavras 26 páginas
Dinâmica do nucleoesqueleto e funções na saúde e na doença

Artigo: Meinke, P.; Makarov, A.A.; Thành, P.L.; Sadurska, D.; Schirmer, E.C. Nucleoskeleton dynamics and functions in health and disease. Cell Health and Cytoskeleton 7: 56-69, 2015.

Resumo: É comum ver o citoesqueleto como apenas os filamentos dos sistemas no citoplasma; entretanto ele se estende para o núcleo, onde se conecta com os complexos de cromatina, com o citoesqueleto das células adjacentes e o citoesqueleto da matriz extracelular. Esta avaliação reflete principalmente no sub-complexo do citoesqueleto associado com o núcleo, que no contexto de sua extensão há interligação com o resto do núcleo e com os sistemas de filamentos citoplasmáticos para todo o caminho do exoesqueleto. O nucleoesqueleto, feito principalmente de filamentos intermediários de laminas tipo 5, se conecta através do sistema de dupla membrana do envelope nuclear com todos os três sistemas de filamentos citoplasmáticos. Ele fornece estabilidade estrutural ao núcleo e também flexibilidade. A especificidade das proteínas do tecido contribui para a organização e regulação do genoma, bem como para a transdução de sinais. Defeitos no nucleoesqueleto têm efeitos de longo alcance, devido às suas interações com sistemas de filamentos citoplasmáticos, do mau acoplamento de núcleos ao rompimento da polaridade celular, e tanto a diminuição quanto o aumento da migração celular. Portanto, não é surpresa que muitos componentes do nucleoesqueleto estão ligados a uma ampla gama de doenças humanas, a partir de tipos específicos de câncer, para distrofia muscular, neuropatias, dermopatias e síndromes do envelhecimento prematuro.

Introdução
Proteínas do citoesqueleto estão entre as mais abundantes em qualquer célula. Três sistemas principais de filamentos definidos pelo diâmetro trabalham juntos para definir, em grande parte, a forma e a estabilidade da célula: microfilamentos (7 nm), filamentos intermediários (10 nm) e os microtóbulos (25 nm).

Relacionados