ARTIGO Newton Hideo Nakayama Pronto

3634 palavras 15 páginas
PAVIMENTAÇÃO URBANA E IMPERMEABILIZADOR PAGADOR1

Newton Hideo Nakayama 2

RESUMO O artigo tem o objetivo de apresentar quais são os elementos que relacionam a pavimentação urbana com o aumento da impermeabilização dos solos e que consequentemente alteram o regime hidrológico da região. Também visa mencionar as formas de taxas do impermeabilizador - pagador. O objetivo desta pesquisa é fornecer subsídios para promover uma conscientização da população quanto aos seus direitos e deveres ambientais. O método de pesquisa utilizado foi o documentais. Acreditamos que em breve espaço de tempo teremos a implantação deste novo conceito no Brasil, para conservamos o meio ambiente equilibrado.

PALAVRAS-CHAVE: Pavimentação, impermeabilização, taxas, impermeabilizador-pagador.

INTRODUÇÃO

O homem atual almeja o máximo da comodidade, ou seja, deseja que todas as ruas da cidade sejam pavimentadas, que os prédios sejam mais altos, que os estacionamentos sejam asfaltados e imensos tão quanto os dos shopping-centers, supermercados, aeroportos e estádios de futebol.
Em nome deste devido conforto acabam por alterar o regime hidrológico das cidades ao impermeabilizar as superfícies terrestres e tem, primeiramente, como consequência a modificação do equilíbrio natural, pois os sistemas de drenagem de águas pluviais urbanos acabam por direcionar o retorno das águas de chuva para os leitos dos rios e também para o subsolo.
Secundariamente, tem como consequência o aumento da contaminação e a modificação da recarga dos lençóis freáticos, uma vez que, as superfícies impermeabilizadas geralmente acumulam impurezas e resíduos que, infelizmente, são lixiviados de volta aos rios.
Em razão das diversas consequências ambientais, os técnicos, nos países mais desenvolvidos, desejam instituir o impermeabilizador-pagador, em outras palavras, significa que será cobrada uma nova taxa e através dessa arrecadação haverá a recuperação da qualidade das águas e rios que receptaram águas pluviais

Relacionados