ARTIGO MORTALIDADE DE MPE

1536 palavras 7 páginas
MORTALIDADE PRECOCE DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar os principais motivos que levam as pequenas e médias empresas no Brasil recém-constituídas a não resistirem aos primeiros anos de existência, em geral os mais críticos, onde o empreendedor se depara com diversos processos e várias tomadas de decisões, levando a empresa a se desenvolver ou a atravessar dificuldades, tais como necessidade de capital ou outros problemas que aparecem normalmente quando os empresários não possuem experiência no ramo de negócios.
Palavras-chave: Micro e pequenas empresas. Identificar. Analisar.
1. Metodologia
Realizou-se uma revisão de literatura, fundamentada em informações obtidas de livros e sites, assim como artigos relacionados ao assunto. Visando à comprovação do assunto abordado, conforme a pesquisa elaborada com intenção de garantir fontes e informações capazes de alcançar o objetivo esperado, as informações levantadas se dão por bases de dados do SEBRAE, utilizando como descritores: “micro e pequenas empresas”, “empresa de pequeno porte”, “falência”, “planejamento financeiro” e “administração”. Cabe ressaltar, que priorizou-se publicações recentes, mais precisamente a partir de 2013, que contemplassem o objetivo proposto de expor a realidade das MPEs no Brasil, apontando índices atuais sobre falência das empresas, bem como as principais razões que determinam tais situações.
2. Introdução
O Brasil registra os maiores índices de pessoas com iniciativa empreendedora, segundo dados do Departamento Nacional de Registro Comercial (DNRC), ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior (MDIC), são constituídas no Brasil em torno de 440 mil novas empresas por ano, porém, a longevidade e a qualidade dos empreendimentos ainda estão muito longe de ser destaque. Segundo o SEBRAE, entre os principais motivos descritos na visão dos empreendedores para o fechamento, estão à falta de capital (19%),

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas