Artigo Mestrado Pierre Boudieu Epistemologia

3829 palavras 16 páginas
PODER SIMBÓLICO - AS CONTRIBUIÇÕES SOCIOLOGICAS DA OBRA DE PIERRE BOURDIEU

Adriana Moraes
Andreia Maciel
Sarany Costa
Welyza Carla

INTRODUÇÃO

O estudo realizado sobre Pierre Bourdier traz como principal referência a sua obra intitulada “O poder Simbólico- 1989”, este trabalho não é uma análise completa, mas relacionamos algumas concepções e conceitos principais que Bourdier utiliza na construção do seu método de pesquisa na sua epistemologia.
Pierre Bourdieu nasceu em 1 de agosto de 1930, na França. Estudou na École Normale Supérieure e cumpriu serviço militar na Argélia. Em 1954, Pierre Bourdieu formou-se em Filosofia e iniciou sua vida profissional como professor em Moulins. Graduado em Filosofia, Bourdieu enveredou para a Antropologia e Sociologia. Foi professor de Filosofia na Sorbonne, diretor e professor de Sociologia na École des Hautes Études em Scienses Sociales e, finalmente, foi eleito em 1982 para ocupar a cadeira de Sociologia de Cóllege de France, o Olímpo da academia francesa. Bourdieu faleceu em 23 de janeiro de 2002.
Suas publicações entre as décadas de 1960 e 1980 o caracteriza como importante sociólogo do século XX. Destacou-se por propor uma crítica sobre a formação do sociólogo, buscando o que ficou identificado como “Sociologia da Sociologia”. Pierre Bourdieu tornou-se referência na Antropologia e na Sociologia publicando trabalhos sobre educação, cultura, literatura, arte, mídia, linguística e política e suas reflexões dialogavam tanto com as esferas de Max Weber, como com as classes de Karl Marx. Dentre as suas principais obras estão “O poder Simbólico”, “O Ofício do Sociólogo”, “A miséria do mundo”, “As Regras da Arte”, “A Distinção: crítica social do julgamento” entre outros.
Bourdier constrói o seu método e seu pensamento cientifico adotando a nomenclatura de construtivismo estruturalista ou de estruturalismo construtivista (estruturalismo genético), argumentava que há estruturas objetivas no mundo social que podem coagir a ação

Relacionados

  • Cultura e Profissão
    11797 palavras | 48 páginas