Artigo-medidas disciplinares sergio harfouche

1288 palavras 6 páginas
CURSO: Pesquisa e Prática Pedagógica

Artigo Sobre as Medidas Socioeducativas do Promotor Sergio Harfouche

Este artigo trata sobre as Medidas Socioeducativas que veem sido implementadas nas escolas do Estado de Mato Grosso do Sul. Pode-se dizer ou não se são “Práticas Pedagógicas”? Que consequências essas “medidas” têm levado à escola enquanto instituição responsável pela transmissão do conhecimento formal.
Palavras-chave: medidas socioeducativas, pratica pedagógica, indisciplina.

MOINHO SEM ÁGUA
“[...] uma escola sem disciplina é como um moinho sem água”.
Comenius

Esse texto é fruto do trabalho da turma do terceiro semestre de Pedagogia do IESF- Instituto de Ensino Superior da FUNLEC, da disciplina Práticas de Pesquisa e Práticas Pedagógica no ano de dois e doze. A turma foi dividida em duplas onde, com um mesmo questionário que consta no ANEXO 1, foram em escolas de sua escolha, buscando saber se a mesma aplicava ou não as Medidas Socioeducativas do Promotor Sergio Harfouche.
Essas medidas socioeducativas do promotor partem do pressuposto que se o aluno cometeu um ato indisciplinar ele será indicado a uma medida disciplinar para aprender e se conscientizar do seu ato.
Vamos antes fazer uma análise sócio-histórica para tentarmos entender o porquê têm-se chegado a querer implementar medidas como essas em nossas escolas.
A sociedade, e consequentemente a escola, pois ela é reflexo da sociedade, passaram por grandes transformações nas últimas décadas. Tínhamos anteriormente uma disciplina e autoridade muito rígidas, onde a sociedade tinha uma postura muito diferente, cheia de conceitos e “preconceitos”. Contudo, no final da década de 60 uma parte da sociedade decidiu lutar por seus direitos e reivindicar mudanças no sistema a qual se encontrava. Nas escolas, o movimento da Escola Nova trouxe uma reviravolta na relação professor/ aluno, onde antes em sala de aula o mestre tinha

Relacionados

  • MAIORIDADE PENAL
    6472 palavras | 26 páginas
  • Engenharia
    38690 palavras | 155 páginas