Artigo Log Stica Offshore 2

1498 palavras 6 páginas
LOGÍSTICA APLICADA A PLATAFORMAS OFFSHORE DE PETRÓLEO

Enéas Carlos de Oliveira Silva*

RESUMO
A produção de petróleo é uma das atividades mais rendosas, já que possui características que o tornam valioso para o mercado. Mas por outro lado, são necessários elevados investimentos para encontrar um poço de petróleo e iniciar a produção. Pois esse processo carece de muitos recursos, principalmente no que tange aos estudos geológicos e equipamentos. Em cada etapa da cadeia produtiva, a logística é um elemento essencial. Tanto na exploração quanto na produção, onde os planejamentos para escoamento do produto até as refinarias em relação ao mercado consumidor e ao campo produtor. Com isso, é necessário o desenvolvimento de um processo logístico adequado e eficaz para o processo de produção, armazenamento até o seu destino final.

Palavras-chave: Offshore. Logística. Petróleo.

1 INTRODUÇÃO
A logística teve seu surgimento nas civilizações primitivas com a necessidade de melhorar as condições de vida e o acesso aos alimentos e a água. Nas guerras, o importante era criar formas e estratégias que facilitasse o deslocamento de armas, munições, alimentos entre outros. Com isso, multiplicaram-se as formas e a importância de se utilizar à logística. Hoje, seu uso não se resume somente nisso, indo muito além do simples transporte de materiais de um meio a outro.
A logística , segundo Ballou (1993, p. 24):
(...) trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

Logística é a função sistemática de otimização do fluxo de materiais e de informações de uma organização, integrando duas ou mais atividades gerenciais e operacionais, planejando, implementando e controlando o fluxo

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas