ARTIGO JOGOS DID TICOS EDEQq

1091 palavras 5 páginas
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO INSTRUMENTO DE AUXíLIO NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS DOS EDUCANDOS NO ENSINO DE QUÍMICA (ciências)

Vanessa Piccinin¹
Ana Paula¹
Arizoli¹
Andréia
Angelita¹
Rosângela²

Resumo

Na busca de métodos de ensino alternativos, foram pesquisados diversos jogos didáticos, com o intuito de serem trabalhados em sala de aula, como meio facilitador na introdução de conteúdos de ciências por parte dos professores. Além da contribuição que esse instrumento educativo possui na formação dos conhecimentos dos alunos, de forma atrativa e simples na assimilação com a matéria a ser desenvolvida.
O PIBID de Química (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) juntamente com as disciplinas de Práticas Pedagógicas e Didática, forneceu a oportunidade de resgatarmos o lúdico no processo de aprendizagem, assessorando nas etapas de produção e avaliação dessa proposta inovadora, trazendo esse material como estratégia que vem a favorecer o ensino, realizando uma interação entre professor e aluno.

PALAVRAS-CHAVE: jogo didático; PIBID; método alternativo

1.Introdução

Com o avanço da tecnologia e o surgimento do mundo virtual, o espaço para recreação e abrangência da criatividade tornou-se limitado. Jogos eletrônicos, recursos multimídias e aparelhos ultramodernos, preenchem grande parte das atividades ocupacionais na vida social dos estudantes, porém possibilitam a abertura de lacunas no campo educacional que afetam diretamente o interesse do aluno pela aprendizagem.

O papel de remediar essa insuficiência provém da educação, sendo ela escolar ou não, entretanto o ambiente de ensino possui a responsabilidade de orientar e auxiliar os alunos, nesse sentido, o conceito de implementação dos jogos didáticos em sala de aula deve ser compartilhado pelos seus inúmeros benefícios fornecidos para todos componentes do corpo educandário.
A partir de materiais de fácil obtenção e praticamente nenhum custo, os jogos pedagógicos atuam

Relacionados