Artigo Jean E Miriam Gest O Financeira No Terceiro Setor CORRIGIDO

8365 palavras 34 páginas
LEVANTAMENTO SOBRE A GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR DO MUNICÍPIO DE MAFRA, SANTA CATARINA.

RESUMO: Este artigo tem como objetivo levantar sobre a gestão financeira e contábil de entidades do terceiro setor no município de Mafra, Santa Catarina. A pesquisa identificou primeiramente através de levantamento na literatura os tipos de entidades do terceiro setor, as obrigações financeiras, as demonstrações contábeis, o processo de orçamento e planejamento gerencial, as obrigações acessórias exigidas e por fim como ocorre a sua prestação de contas. Quanto à sua natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada, e seu tipo de abordagem é um levantamento e a análise dos dados coletados é de maneira descritiva. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa documental, seguida de entrevistas estruturadas realizadas com representantes das entidades pesquisadas. A partir dos resultados encontrados foi possível verificar como estão sendo feitas as gestões, tanto a financeira como a contábil, como também as demonstrações contábeis se estão sendo elaboradas com a finalidade de auxiliar no processo de gestão dos recursos financeiros das entidades. Ainda, foi possível constatar as dificuldades enfrentadas pelas organizações do terceiro setor, oriundas da falta de planejamento operacional e financeiro, e pode-se constatar a falta de conhecimento gerencial e contábil dos gestores, como também a dificuldade enfrentada na captação de recursos.

PALAVRAS-CHAVE: Terceiro setor, gestão financeira, gestão contábil.

1 INTRODUÇÃO

Definir as entidades que compõem o Terceiro Setor e diferenciá-las dos demais setores, entretanto, não é tarefa simples, pois há diferentes terminologias como: as organizações não governamentais, organizações de sociedade civil, organizações sociais, entidades filantrópicas, entidades do Terceiro Setor, entidades sem fins lucrativos, todas estas terminologias são utilizadas como sinônimos e acabam gerando confusão no seu

Relacionados