ARTIGO JANE FINAL SSIMO

6163 palavras 25 páginas
1. INTRODUÇÃO

A sinergia da era tecnológica nos faz dar mais atenção para a utilização do computador e da internet na escola. Atualmente as tecnologias estão sendo utilizadas por toda parte, trazendo diversas informações. No limiar deste mundo midiático o uso da televisão e do vídeo passou a ser desvalorizado, como se já não tivesse sentido usá-los, já poderiam ser descartados, não sendo de suma importância saber utilizá-los de forma adequada na escola, como uma proposta de trabalho pedagógico.

Toda informação gerada pela televisão em suas diversas nuances segue a pleno vapor em uso em todos os locais do país. Moran (1995) nos fala de que a televisão alimenta e atualiza o universo sensorial, afetivo e ético, tanto das crianças, jovens e adultos em geral, repassando essa visão para as salas de aulas.

No século XXI, estudantes habitam em um mundo diverso daquele de algumas décadas atrás, onde se obtinham informações oriundas dos livros, principal instrumento de conhecimento e informação conhecido. Agora, a geração denominada geração midiática ao chegar à escola deseja algo que a atraia, seduza mais do que as ferramentas que ela já possui consigo: celular, ipod,tablets, entre outros A escola tem como desafio e proposta maior educar as crianças e jovens dessa geração cheia de revoluções e evoluções tecnológicas. Ela terá como elementos motivadores e transformadores de opinião, mas a televisão e o vídeo na sala de aula, mesmo não sendo uma ferramenta midiática contemporânea, poderá ser de grande valia, formatando uma tendência educacional que possibilita ao aluno aprender de uma forma diversa e dentro dos parâmetros desta contemporaneidade.

Acredito que a inserção das novas tecnologias de informação e comunicação na escola tem como veículo de difusão diferenciador a TV e o vídeo, os quais podem se constituir num resgate para elaboração de pesquisas e construção de novos conceitos sobre geração de conhecimento.

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas
  • Monografia Sistema Eletronico de Gestao das Informacoes de Estagio
    47869 palavras | 192 páginas