Artigo infantil sobre michocas

381 palavras 2 páginas
Você conhece os bichinhos engenheiros?
Com certeza você já deve ter ouvido falar deles...

E

Vocês sabiam? les são compridos, vivem debaixo da

terra, são úmidos e também são hermafroditas; ei, mas espera um pouquinho, você deve estar pensando o que são hermafroditas, certo?
Hermafroditos são seres que possuem tanto o sistema reprodutor masculino e feminino, como por exemplo, as planárias, que são bichinhos achatados parecidos com uma folha alongada, estranho não são mesmo?
E agora, já descobriu quem é? Isso mesmo! São as minhocas!
Esses animais que podem parecer nojentos, mas são de extrema importância para os nossos solos, porque eles possuem a capacidade de abrir caminhos para ventilá-lo e facilitar a infiltração da água no mesmo; e também contribui na adubação, pois participa do trabalho de decomposição, se alimentando de microorganismos que degradam plantas mortas e insetos em decomposição. Quando esses alimentos passam pelo seu sistema digestivo, ela é toda particulada, ou seja, é transformada em pequenos fragmentos; depois essa matéria deixa o corpo do animal em forma de excremento, esse excremento é chamado de húmus, um adubo natural.
Em solos como o de mangue, que são bastante ricos em nutrientes, são as minhocas que realizam essa fertilização, contribuindo assim para que esse ambiente seja considerado um berçário natural.

Que as minhocas respiram pela pele, respiração essa chamada de cutânea. São cegas, surdas e mudas, porém possui um sistema fotoreceptor que é sensível à luz do sol, distinguindo a luz diurna da noturna, perceber pequenas vibrações e selecionar a comida e o seu parceiro. E ultimamente está sendo até uma forma alternativa para o consumo da carne bovina, alguns dizem até que possuem gosto adocicado com terra. E aí, vai pedir para sua mãe preparar umas minhoquinhas ao molho para o almoço do final de semana?
Nota-se o quanto esse pequeno animal, desprezado por muitos, é importante para o equilíbrio da

Relacionados