Artigo - INDUSTRIA AUTOMOTIVA DO BRASIL - ESTRATEGIAS DAS EMPRESAS DE ORIGEM CHINESA NO MERCADO BRASILEIRO

8144 palavras 33 páginas
RESUMO

Dentre as várias empresas automotivas de origem chinesa, tais como Chana Motors, CN Auto, Effa Motors, Jimbei, Lifan Motors; destacam-se a Chery Automobile Co., que iniciou sua atuação no Brasil em 2009, e JAC Motors em meados de 2011, ambas desembarcando com propostas ousadas de investimento para novas linhas produtivas em território nacional, e com a missão de obter parte significativa do mercado prometendo uma nova e inovadora gama de produtos, com mais itens de serie, design diferenciado, preços competitivos em relação à concorrência e novas oportunidades de negócio. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto que a indústria automobilística chinesa, especificamente a JAC Motors e Chery Automobile Co., vem causando no mercado brasileiro, por meio de uma análise de conteúdo focando em suas estratégias para entrada no mercado, utilizando resultados que se deram por meio de dados secundários, sendo também uma pesquisa exploratória descritiva. Concluiu-se que de acordo com a análise apresentada, as estratégias utilizadas pelas empresas em estudo estão funcionando apesar das barreiras de entrada e o ambiente turbulento em que passa as indústrias automotivas.

Palavras-Chave: Estratégia. Mercado Automotivo. Competitividade.

1. INTRODUÇÃO

O setor automotivo no Brasil cresceu nos últimos 10 anos em quantidade de investimentos, na criação de novos produtos, oferecimento de serviços, geração de emprego, renda, e desenvolvimento de novas tecnologias. Segundo dados do Ministério da Indústria, Tecnologia e Comercio Exterior; esse crescimento representa 5,4% do PIB nacional, gerando cerca de 1,3 milhões de empregos diretos e indiretos, e movimentando anualmente cerca de 35,9 bilhões de dólares. (MDIC, 2007)
Diante do exposto, entende-se que o Brasil tornou-se, aos olhos dos investidores estrangeiros, uma opção para atuação em um novo mercado e desenvolvimento de produtos, graças às políticas atrativas de incentivos

Relacionados

  • COMPANIA VALE DO RIO DOCE 2006
    308451 palavras | 1234 páginas