Artigo Geografar Ma ra

2227 palavras 9 páginas
A PRODUÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO E O TRABALHO DAS MULHERES: UMA ANÁLISE DA UNIDADE DE PRODUÇÃO FAMILIAR NO POVOADO DE MATINHA DOS PRETOS
Maíra Lopes dos Reis
Resumo:

Introdução:
A produção do espaço se institui por meio da relação da sociedade com a natureza mediada pelo trabalho humano e o uso das técnicas. O processo de trabalho, expresso em sua divisão social, é o agente real de toda essa dinâmica. Portanto, a história humana é a história da transformação permanente e continua da natureza pela sociedade.
A análise do espaço apresenta uma multiplicidade de facetas da realidade social. A partir disso, pretende-se refletir sobre o papel desempenhado pelas mulheres na organização do espaço, de modo a entender de que forma seu trabalho produz o espaço. busca-se analisar a importância do trabalho feminino na construção dos espaços sociais. Assim como evidenciar, sob a ótica das relações de gênero, como este trabalho se materializa no campo, procurando identificar os aspectos que caracterizam a participação da mulher na produção do espaço agrário.

em analisar a produção do espaço agrário do povoado de Matinha dos Pretos em Feira de Santana-Bahia a partir do trabalho realizado pelas mulheres.
Este artigo tem como objetivo compreender a atuação das trabalhadoras rurais de Matinha dos Pretos, especialmente na Unidade de Produção Familiar (UPF) e nos espaços político, econômico e social, a partir de uma perspectiva da produção do espaço.
Para apreender como se processa a relação de gênero na esfera produtiva da UPF, buscou-se conhecer a ação política, social, econômica e cultural da mulher no povoado de Matinha, suas responsabilidades e estratégias no manejo dos recursos, na organização da família e, no espaço coletivo e na renda. A partir desta ótica, neste estudo, evidencia-se a inserção produtiva das mulheres trabalhadoras rurais na UPF. Busca-se identificar as principais atividades realizadas por elas e a ocupação dos demais membros da família, na tentativa de

Relacionados

  • Geografia E Politica De Assistencia Social 1
    46950 palavras | 188 páginas
  • 3640 13106 1 PB
    140260 palavras | 562 páginas