ARTIGO Geneir Gest O Publica 02

2734 palavras 11 páginas
ÉTICA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA

Geneir Dias Moreira1
Adriano Ferreira da Silva Santana2

RESUMO

Ética e moral são características e atitudes renegadas ao segundo plano e extremamente desvalorizadas em algumas situações e ações da sociedade contemporânea. No entanto, ética e moral existem na administração e gestão pública. Será que é possível agir de forma ética e moral na gestão pública e privada sem ser contaminado pelo egocentrismo e o individualismo exacerbado da sociedade contemporânea? Esse artigo visa debater e refletir sobre essa temática e também contribuir para difusão da importância do agir ético na sociedade moderna.

Palavras-chave: Ética, Moral, Administração Pública, Sociedade.

ABSTRACT

Ethicsandmorals are characteristicsandattitudesabjured roots tothe background andextremelydevalued in some situationsandactionsofcontemporarysociety. However, ethicsandmoralityexist in publicadministrationand management. Is it possibletoact in anethicaland moral way in publicandprivate management withoutbeingtaintedbyselfishnessandtheexacerbatedindividualismofcontemporarysociety? Thisarticleaimstodiscussandreflectonthisthemeandalsocontributetodisseminationoftheimportanceofethicalaction in modernsociety.

KeyWords: Ethics, Morality, PublicAdministration, Society.

INTRODUÇÃO

A administração pública não é de fácil interpretação para a sociedade, o que gera a deficiência de informações confiáveis e satisfatória no que diz respeito a avaliação da conduta dos gestores públicos. A escolha dos governantes através das eleições vem sendo observada quanto a sua eficácia, como mecanismo que possa garantir o trabalho em função dos interesses da coletividade por parte dos eleitos. Isso reforça a importância do acesso às informações.
A existência de órgãos encarregados de passar informações de forma clara, relativas à conduta do gestor público, que possa ser compreendida pelo cidadão comum é imprescindível. Esta medida visa contribuir positivamente para

Relacionados