artigo FINAL 1

Páginas: 7 (1508 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
AUTOMAÇÃO DE SISTEMA DE CONTROLE DE AR-CONDICIONADO
(HVAC)

Alexandre Ferreira Gomes – alexfgomes@terra.com.br
Karina Casado de Carvalho – karina.casado@gmail.com
Sandro Ricardo Menezes da Silva – amper@oi.com.br

Universidade Gama Filho
Rua Manoel Vitorino, 553 - Piedade
CEP: 20748-900 - Rio de Janeiro/RJResumo: O presente trabalho visa o desenvolvimento de um projeto na área de controle e automação na implementação de um sistema de condicionamento de ar, ventilação e exaustão mecânica, para manutenção das condições térmicas de conforto humano dos ambientes e economia de energia, que seja capaz de proporcionar conforto, tornar ambientes propícios aos funcionários e adequados para o uso deequipamentos específicos. Trata-se de um sistema que permite o controle do ar condicionado em todos os setores de uma indústria.

1 Introdução

A preocupação com a qualidade e a economia de energia sempre foi um dos fundamentos da automação, seja em sistemas industriais, seja em sistemas prediais. Com a inovação tecnológica, cada vez mais a automação vem se destacando no cenário mercadológico. Devido àfalta de investimentos no setor de produção de energia elétrica, passamos recentemente por uma crise de abastecimento energético que afetou o comportamento de consumo das residências, da indústria e do comércio.
Com o advento da necessidade por uma opção de projeto de sistema de customização de energia e condicionamento de ambientes fez-se vir à tona os Sistemas de Ar Condicionado, Ventilação eAquecimento (HVAC).
O funcionamento ocorre, basicamente, através de um controlador lógico programável, que gerencia e controla todo o processo de geração do ar refrigerado, a partir de informações coletadas em campo por meio de sensores de temperatura e vazão, que controlam o fluxo da água de resfriamento e o funcionamento do compressor, permitindo assim o controle da temperatura e a manutençãoconstante do ar controlado.
O desafio é a elaboração de um sistema seguro e capaz de gerenciar, controlar e monitorar todo o sistema, garantindo um ambiente adequado para os equipamentos instalados, e confortável para os funcionários.

2 ASPECTOS TÉCNICOS
2.1 Funcionamento do projeto

Para realizarmos o controle de temperatura e umidade estaremos utilizando um CLP que através da lógicadesenvolvida, vai controlar em um circuito de malha fechada as válvulas proporcionais de água gelada e água quente levando em consideração o set-point desejado e a leitura local dos transmissores de temperatura e umidade.
Nosso CLP também vai controlar os inversores dos ventiladores do fancoil, o diferencial de pressão do sistema de água e o diferencial de pressão do sistema de filtros que estãopurificando o ar que será insuflado na sala.
Um sistema supervisório vai trabalhar em conjunto como interface homem máquina, trazendo em tempo real informações do campo e através de sua tela possibilitando a mudança de set-point na memória do CLP.
Quando os filtros estiverem sujos haverá uma perda de carga entre 20 mmCA e 50 mmCA, neste momento haverá um alarme indicando a necessidade de troca dosfiltros auxiliando assim a equipe de manutenção a substituir no momento certo os elementos filtrantes reduzindo os custos de manutenção. Com os gráficos gerados após algum período de utilização será possível determinar o tempo de vida útil real de cada elemento atuando como manutenção preditiva.
Estaremos monitorando a pressão diferencial de entrada e saída de cada serpentina, pois se não houvernenhum diferencial de pressão ( zero ) não está havendo circulação de água.
Através do monitoramento da temperatura de água quente ou gelada podemos determinar se existe folga de energia térmica ou não.
A temperatura da sala será controlada através da água quente e a umidade através da água gelada, ou seja, definindo-se os set-points de umidade da área em 35 %, a válvula proporcional de água gelada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo PAA FINAL 1
  • Artigo Final 1
  • Resenha Final IPC 1
  • Artigo Ps Final I 1
  • Artigo Tomate Alt Final 1
  • Artigo Rio Pitimbu Final 1
  • Artigo Cleyton Final 1 Com Sugest Es Do Norberto
  • TRABALHO FINAL ELABORA O DE ARTIGO T CNICO 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!