Artigo feito referente a matéria geografia humana

Páginas: 15 (3655 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
PORTAL DA AMAZÔNIA: NÃO IMAGINO VIVER EM OUTRO LUGAR.
Calebe de Souza Pereira²
Danilo do Carmo Oliveira³
Elly Crystian de Oliveira Pinto4

RESUMO

Este artigo apresenta uma análise sobre as percepções dos moradores que habitam em torno da nova orla de Belém em relação às mudanças/deslocamentos territoriais, perante as necessidades advindas da implantação do projeto. Acerca dosproblemas relacionados à mudança de seus locais de habitação para locais provisórios e posteriormente fixos – conjuntos habitacionais; serão desenvolvidos e analisados do ponto de vista etnográfico. Realizou-se pesquisa de campo na comunidade, entrevistas estruturadas.




Palavra-chave: Território, Lugar, símbolo, deslocamento, habitação.





INTRODUÇÃO
Este artigo tem comoobjetivo analisar o significado do lugar para os moradores que residem na área em torno do projeto portal da Amazônia: Este projeto foi implantado com o objetivo de trazer um novo espaço de práticas de turismo na cidade – a abertura das portas de Belém para o rio.
A respeito dos grandes benefícios acarretados com o avanço e futura finalização do projeto, obras de grande magnitude como este emquestão, trazem aos moradores da área afetada preocupações em relação a problemas sócio-espaciais, onde, os mesmos têm de se habituar às deslocações sofridas devido às necessidades do projeto que precisa de determinadas áreas para a sua conclusão. Onde existe a necessidade do individuo estar se desvinculando do espaço vivido.
O indivíduo ou grupo social atribui a esse espaço vivido umadiversidade de significados, que o faz terem uma relação de pertencimento com o lugar que ocupam.
Deste modo, o artigo em questão tem como objetivo mostrar uma percepção do conceito Lugar em relação aos impactos socioculturais do projeto Portal da Amazônia para os moradores da comunidade do bairro do Jurunas na capital do Pará, verificando o quanto os moradores estão sendo excluídos de seus lugares.Para compreendermos as peculiaridades envolvidas sobre a questão da nova orla: o portal da Amazônia; realizamos pesquisas de campo em uma área periférica localizado no bairro do Jurunas em Belém do Pará: ruas Santa Luzia, Tamóios e Osvaldo. Para coletarmos informações na comunidade e desenvolver o seguinte artigo, nos baseamos em três pontos: Em primeiro lugar foi feita a observação da áreaque compreende o grande projeto; em segundo lugar coletamos informações dos indivíduos que residem há algum tempo na região que foram reterritorializados por conta do avanço do projeto, esperando por uma local fixo proposto pelo governo a todos os moradores que possuíam (possuem) uma residência fixa nos locais de implantação do projeto; e por último, analisamos os dados coletados através do viés dealguns autores que desenvolvem em seus estudos questões como a análise do conceito de lugar e território.
O programa Portal da Amazônia é composto de dois outros grandes projetos: a construção e integração da Orla de Belém e a macrodrenagem da Estrada Nova. Além de produzir um embelezamento da cidade, este projeto pretende gerar empregos e renda.
Nos dias 8 e 15 de Dezembro e 5 e 19 deJaneiro, fomos a campo com o intenção de colher informações por meio da observação do local e de pequenas aproximações com alguns moradores para, de início, pensarmos e problematizarmos as situações individuais e coletivas dos habitantes afetados pela obra.
Adentramos em várias ruas, e nelas nós encontramos várias histórias, indivíduos com preocupações semelhantes: a saudade do lugar que existiaali antes do projeto.
1- “Nem imagino ir para outro lugar”
Na passagem Santa Luzia desenvolvemos nossa primeira entrevista com uma moradora chamada Daniele Alves, de 27 anos. Através dela abstraímos as noções iniciais para o desenvolvimento do nosso artigo. Ao perguntarmos sobre o que ela depreendia do projeto Portal da Amazônia: “moro aqui desde que nasci. E nunca vi tanta violência quanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MATERIAS DO ENEM REFERENTE AO MÊS DE MARÇO
  • Geografia Humana
  • Geografia Humana
  • Geografia humana
  • Geografia humana
  • Geografia Humana
  • geografia humana
  • Geografia fisica e Geografia humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!