ARTIGO ENGEMA CG

6927 palavras 28 páginas
Área Temática: Abordagens técnicas de gestão ambiental

EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL DAS EMPRESAS ELEGÍVEIS AO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE) BM&FBOVESPA 2013

1 INTRODUÇAO

A sustentabilidade tem assumido um papel fundamental nas empresas que querem de forma responsável, crescer em seu mercado. E o grande desafio delas está relacionado ao equilíbrio entre as dimensões social, econômica e ambiental. As organizações estão se tornando cada vez mais abertas, trabalhando em rede com outras empresas ou institutos de tecnologia, por essas razões em muitos setores a tecnologia parece evoluir mais rapidamente do que a capacidade da sociedade de compreendê-la e aceitá-la (DANTAS et al, 2005; FERREIRA, 2006).
A sociedade pede por produtos e serviços voltados especificamente para as questões ambientais e exige, cada vez mais, que as organizações avaliem e evidenciem os possíveis impactos causados à sociedade e ao ambiente decorrentes de suas atividades, acreditando que esta postura contribua para o desenvolvimento de um novo sistema de valores e que tenha como referencial maior respeito à vida humana e ao meio ambiente, condição indispensável à sustentabilidade da própria humanidade (TINOCO; KRAEMER 2004).
Carvalho (2008) comenta que as empresas tem se preocupado coma divulgação das informações ambientais tanto de caráter negativo como positivo. As informações de aspectos negativos muitas vezes são omitidas por se tratarem de prejuízos ou danos ao ambiente, muitas vezes denegrindo a imagem da empresa, podendo a organização estar sujeita a multas e indenizações. Nas informações de aspectos positivos citam-se medidas e ações de implantação de tecnologia limpa, ocasionando assim perante a sociedade e demais usuários dessa informação uma boa imagem da empresa.
Destaca-se nesse cenário a BM&FBOVESPA que possui o Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE, que mede o reconhecimento e o comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial,

Relacionados