ARTIGO EMPREENDEDORISMO PARA DEFICIENTES VISUAIS.

Páginas: 30 (7294 palavras) Publicado: 30 de dezembro de 2014
EMPREENDEDORISMO PARA DEFICIENTES VISUAIS




RESUMO

Trabalhar é uma das necessidades primordiais para o ser humano, pois dignifica o homem, tornando cidadão de um mundo moderno e globalizado. É também a conquista de direitos, independência financeira e emocional, realização pessoal e a dignidade.Ingressar no mercado de trabalho como Empresário é um desafio e tanto para essas pessoas, pois o mercado de trabalho é exigente e apresenta dificuldades, competitividade. Aqui iremos nos deter às pessoas cegas e de baixa visão.
Para que eles tenham acesso ao mercado Empreendedor, é necessário que a teoria de políticas, programas e outros passem para a prática. E esta surgindo cursos decapacitação de Empreendedorismo direcionado para pessoas com deficiência visual e outras deficiências. E é necessário que este curso aconteça em todos os lugares do Brasil.
O trabalho objetiva a trazer informações sobre pessoas empreendedoras com deficiência visual e suas atitudes perante as dificuldades como qualquer outro empreendedor, na superação de barreiras e dificuldades, mostrando diferentesadaptações necessárias no dia a dia.
Por fim, de maneira simples, apresenta possibilidades de adaptações do sujeito para efetivação de habilidades empreendedoras, reconhecendo que é possível exercer a cidadania, através de sua autonomia de gestor de negócios empresarias.

Palavras-chave: Empreendedorismo – Deficiente visual – Inclusão – Empreendedor – Educação.






ABSTRACT


Workis one of the basic needs for humans, because it dignifies the man, becoming a citizen of the modern and globalized world. It is also the achievement of rights, financial and emotional independence, personal fulfillment and dignity. Enter the labor market as an entrepreneur is a challenge for everyone, because the market is rigorous and has difficulties and competitiveness. This article is intendedto blind and low vision people.
It is necessary that the theory of policies, programs and others become to reality in the practice, so these people can have access to the market Entrepreneur. There are currently emerging entrepreneurial training courses aimed at the visually impaired. But is necessary these courses be held throughout Brazil.
The work aims to bring about entrepreneurial peoplewith visual impairments and their attitudes towards hardships as any other entrepreneur, overcoming barriers and difficulties, showing different adaptations needed in everyday life.
Finally, simply, presents possibilities for adaptations of the subject to fulfillment of entrepreneurial skills, recognizing that it is possible to exercise citizenship, through its range of enterprise businessmanager.
















1 INTRODUÇÃO

A introdução da globalização tendo como conseqüências novas tecnologias neste novo século XXI faz surgirem novas e variadas qualificações profissionais. Então é extinta o modelo taylorista, que não suportou a idéia do trabalhador ser um complemento maquinário, como ser racional, pensante, a ponto de tomar decisões e de ser autônomo em seutrabalho.

O presente trabalho tem como objetivo oportunizar acerca do tema “Empreendedorismo“ nas instituições de deficientes visuais, para identificação de: o que é ser Empreendedor?; Analisar oportunidades para pessoas deficientes visuais; quais as habilidades e profissões adequadas para os mesmos; quais são os instrumentos de adaptações para o trabalho; resgate da dignidade e respeito perante asociedade; inserção da pessoa deficiente no mercado de trabalho e sociedade e entendimento/conhecimento do mundo dos negócios.

[...] Crença da maioria dos empregadores ao considerarem que a deficiência afeta todas as funções do individuo. Além disso, desconhecendo as diversas atividades possíveis de serem realizadas pelo deficiente, recuam dificuldades de integração com o grupo de trabalho,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Deficientes visuais
  • DEFICIENTE VISUAL
  • Deficiente Visuais
  • Deficientes visuais
  • deficientes visuais
  • DEFICIENTE VISUAL
  • O deficiente visual
  • Deficientes visuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!