Artigo do tipo relato de experiência

Páginas: 10 (2454 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
FACULDADE DE CIÊNCIAS, CULTURA E EXTENSÃO DO RIO GRANDE DO NORTE - FACEX
CURSO DE ENFERMAGEM
5º E.T. : SAÚDE E SUPORTE BÁSICO DE VIDA
U.P: ATIVIDADE INTERATIVA MULTIDISCIPLINAR V

ARTIGO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

NATAL – RN
DEZEMBRO, 2011

O CUIDADO QUALIFICADO E CONTÍNUO AO PACIENTE PORTADOR DE ÚLCERAS NO DOMICÍLIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Ana Isabel Guimarães Nobre¹; Suária Cristinade Oliveira²; Elizandra Pereira Trindade³

1. Acadêmica do 5º eixo do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (FACEX)
2. Acadêmica do 5º eixo do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (FACEX)
3. Enfermeira Educadora do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade deCiências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (FACEX)

1. Introdução

2.1. Úlceras no pé diabético
O pé humano é uma estrutura altamente especializada, que dá suporte e locomoção ao ser humano: além de ser importante para a estética, é constituído de inúmeras estruturas, que estão harmoniosamente balanceadas para o cumprimento de suas funções. Para isso, conta com uma redevascular especializada, constituída de artérias, veias e vasos linfáticos, alem de nervos.
Os diabéticos, diante da intolerância à glicose causada pela diminuição da insulina circulante, desenvolvem problemas em vários setores do organismo, que são tanto mãos graves e precoces quanto pior for o controle da hiperglicemia. As alterações anatopatologicas do DM são numerosas, comprometem o corpo como umtodo e de várias formas, principalmente no período avançado da doença, acometendo os membros inferiores e o pé propriamente dito.
O pé diabético é uma complicação crônica do DM, caracterizando-se por infecção, ulceração e destruição dos tecidos profundos, associadas a anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica nos membros inferiores (Alves, 2004).
Assim, quando sefala da úlcera diabética, deve - se lembrar de sua patologia, que envolve três complicações do diabetes: a neuropatia sensorial e motora, a doença vascular periférica e o imunocomprometimento.
A neuropatia diabética é a complicação mais comum do DM, que compreende um conjunto de síndromes clinicas que afetam o sistema nervoso periférico sensitivo, motor e autonômico, de forma isolada oudifusa, proximal ou distalmente, de instalação aguda ou crônica, de caráter reversível ou irreversível, manifestando-se silenciosamente ou com quadros sintomáticos (Brasil, 2001).
A neuropatia autonômica é responsável pela diminuição progressiva da sudorese, levando ao surgimento de uma pele fina e ressecada, mais suscetível a rupturas; e ao processo de auto-simpatectomia que, por meio, do hiperfluxosanguíneo distal, aumenta o processo de osteopenia e a conseqüente suscetibilidade a fratura dos ossos do tarso. Já a polineuropatia sensitivo-motora é responsável pela perda progressiva da sensibilidade protetora, atrofia muscular interóssea dos metacarpianos e das falanges e alteração da marcha (Jorge e Dantas, 2003).
Já na doença vascular periférica, a aterosclerose é responsável por toda afisiopatologia da obstrução ou isquemia arterial. As paredes dos vasos sanguíneos de médios e grandes calibres sofrem espessamento, esclerose e tornam-se ocluídas pelas placas, bloqueando o fluxo sangüíneo. Cabe dizer que as alterações ateroscleróticas não se diferenciam em nada das alterações ateroscleróticas em pessoas não diabéticas, mas elas tendem a ocorrer com maior freqüência e em idade maisprecoce nos pacientes diabéticos (Smeltzer e Bare, 2002).
A seqüência de eventos no desenvolvimento da ulcera de pé diabético começa com uma lesão nos tecidos moles do pé, formação de fissura entre os dedos ou na área da pele ressecada ou formação de calo. Cabe dizer que a lesão pode ser térmica (causadas por hábitos como caminhar com o pé descalço sobre concreto quente, caminhar na praia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo
  • Relato de experiencia
  • relato experiencia
  • Relato de experiência
  • Relato de experiencia
  • Relato de Experiencia
  • Relato de experiência
  • Relato De Experiencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!