Artigo_Desempenho ac+¦stico na arquitetura residencial brasileira.pdf

5851 palavras 24 páginas
Desempenho acústico na arquitetura residencial brasileira: paredes de vedação Acoustical performance of Brazilian dwellings: party walls Elisabeth de Albuquerque Cavalcanti Duarte
Elvira Barros Viveiros
Resumo
ste artigo apresenta um estudo da evolução da arquitetura da moradia brasileira pelos séculos, a partir de um ponto de vista não encontrado nas abordagens históricas: o isolamento acústico. Primeiramente descreve-se os principais eventos que modificaram a função da casa e que, em conseqüência, transformaram sua qualidade acústica. Na segunda parte do artigo apresenta-se um levantamento dos principais processos construtivos brasileiros na história, em razão de sua relação muito próxima com o desempenho acústico, e, também, discute a teoria de isolamento sonoro de paredes.
Posteriormente são feitas as predições analíticas da transmissão sonora das vedações brasileiras destacadas como mais significativas no levantamento histórico. Como resultado, a queda significativa, ao longo do tempo, no nível do isolamento sonoro oferecido pelas partições é quantificada. Destaca-se o fato de que as paredes rotineiramente encontradas nas construções residenciais atuais têm pior desempenho do que as antigas e de que determinadas vedações chegam a isolar menos, quase 20 dB, quando comparadas com as do passado.

E

Elisabeth de Albuquerque
Cavalcanti Duarte
Grupo de Acústica Arquitetônica e do Meio Ambiente
Universidade Federal de Santa
Catarina
Caixa Postal 476
Florianópolis - SC – Brasil
CEP 88040-900
Tel.: (48) 3271-9393
Fax: (48) 3721-9550
E-mail: eacduarte@yahoo.com.br

Elvira Barros Viveiros
Grupo de Acústica Arquitetônica e do Meio Ambiente
Universidade Federal de Santa
Catarina
Caixa Postal 476
Florianópolis - SC – Brasil
CEP 88040-900
Tel.: (48) 3271-9393
E-mail:
elvira@pesquisador.cnpq.br

Recebido em 12/02/07
Aceito em 21/09/07

Palavras-chave: Isolamento sonoro. Acústica de edificações. História da Arquitetura.

Relacionados