Artigo Defici ncia Visual e ENsiino de Quimica

4080 palavras 17 páginas
1

DEFICIÊNCIA VISUAL E ENSINO DE QUÍMICA
VISUAL IMPAIRMENT AND TEACHING OF CHEMISTRY
Rodrigues, B. 1; Rubi, D. A. 1; Barassa, J. R.1; Lima, A. A.2; Arçari, D.P.3; Groppo, D. P.4
1- Discente do 6º semestre do Curso de Licenciatura em Química do Centro Universitário
Amparense – UNIFIA.
2- Química, Doutora em Ciências, área de Concentração: Química Inorgânica, docente do
Centro Universitário Amparense – UNIFIA, coordenadora do curso de Licenciatura em
Química.
3- Biólogo, Mestre em Ciências, docente do Centro Universitário Amparense – UNIFIA, responsável pela orientação Pedagógica.
4- Pedagoga, Especialista em Libras, docente do Centro Universitário Amparense – UNIFIA, responsável pela orientação Metodológica.
1. INTRODUÇÃO
A palavra “deficiente” possui valores morais de significados muito fortes contrapondo-se a “eficiente” o que levaria a supor que a pessoa deficiente não é capaz (sem inteligência, incompetente ou preguiçosa), gerando sentimentos como o desprezo e pena. No entanto quando passamos a conviver com uma pessoa deficiente constatamos que ela pode ter dificuldades para realizar determinadas tarefas, mais isso não as torna incapazes de executálas (GIL, 2000).
Torna-se fácil afirmar que ainda continuam existindo muitos obstáculos e o maior deles, sem dúvidas é a desinformação da população, que por sua vez ocasiona o afastamento dos deficientes do exercício pleno da cidadania. O sujeito com deficiência visual pode e deve participar de forma ativa em espaços da vida social e inclusive na vida escolar, porém algumas barreiras ainda são encontradas para se concluir perfeitamente esta inclusão.
Toda criança possui necessidade de aprendizagem que são únicas e aquelas com necessidades especiais também devem ter acesso a escola regular, capaz de satisfazes tais necessidades. Nesse sentido, os educadores precisam se preparar e se adaptar para buscar novas formas de ensino e situações diversificadas, tornando mais concretos os conceitos que serão ensinados em sala de

Relacionados