Artigo de segurança e saúde no trabalho

Páginas: 20 (4757 palavras) Publicado: 8 de fevereiro de 2015
1. RESUMO
O presente artigo aborda como a Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho em Serviço de Saúde (NR - 32) atua no âmbito dos sistemas de saúde protegendo os profissionais atuantes na área de serviços de saúde. Essa norma foi criada com o objetivo de garantir as diretrizes básicas para implementação de medidas de segurança adequada em qualquer instituição ou organização(laboratórios clínicos e radiológicos, consultórios, serviços ambulatórios dispensário, postos de saúde ou hospitais) destinada a execução de atividades relacionadas ao cumprimento da assistência, recuperação e pesquisa em saúde, independentemente do seu nível de complexidade. É necessário que todos os trabalhadores tomem ciência da importância da aplicação dos equipamentos adequados no ambiente detrabalho, das normas e técnicas a serem seguidas. Tal conduta objetiva evitar contaminações, adoecimentos, infecções ou qualquer problema que possa ocasionar riscos ameaçadores a vida e integridade (física e psicológica) do profissional da área de saúde.

2. INTRODUÇÃO
Segurança em serviços de saúde é um tema que envolve dois componentes considerados bastante abrangentes em meio ao âmbitosocial: a segurança das pessoas diante de um sistema de serviços de saúde, que juntos buscam atender as necessidades da população, bem como a garantia de que esta terá as devidas condições de receber os recursos adequados dentro de uma instituição de saúde, seja ela, pública ou privada, de forma segura e com a melhor qualidade tanto no atendimento, quanto em seu bem estar.

Começando por uma pequenadefinição sobre sistema de saúde para um melhor direcionamento e clareza no assunto, o artigo aprofundará seu conteúdo em características como atendimento à população e aos profissionais e instituições, saúde e ambiente, controle de infecção hospitalar e na qualidade de seus serviços e atenção ao paciente, fornecendo as mais possíveis maneiras de cuidados. Com isso será feita uma relação com aNR-32, já que ela estabelece as diretrizes no que diz respeito à proteção social dos trabalhadores que prestam assistência à saúde sociedade, assim como aqueles que estão se aprofundando no ensino e pesquisa em relação às áreas hospitalares.
Dentro da norma regulamentadora, serão abordados risco, principalmente de agentes químicos, biológicos, físicos e de acidente, os riscos existentes como perfurocortantes, intoxicações, jornada de trabalho, descarte do material, bem como alguns problemas que rodeiam os trabalhos relacionados à saúde e seu ambiente, propondo soluções, e analisando as atividades do público fixo de uma determinada área hospitalar que são eles: técnicos em enfermagem, médicos e enfermeiros.
Analisando todo o conteúdo estudado e pesquisado, as medidas e soluções serãoaplicadas em um pequeno estudo de caso ao final do artigo tirando as conclusões necessárias para um melhor entendimento do tema.
3. SISTEMA DE SAÚDE
Um Sistema de Saúde constitui-se da relação existente entre um conjunto de instituições prestadoras de serviço de saúde e o contato que elas mantém entre si. Funciona de forma a prover capacidade de acesso aos bens e serviços disponíveis em cada sociedadeabrangendo toda atividade que vise à promoção, proteção e recuperação da saúde coletiva. É o que garante as melhores condições para que o indivíduo consiga se sobressair diante dos riscos sociais (acidentes ou adoecimento) como o de necessidade de assistência, que não pode ser suprida por meios próprios, ou seja, meios que o próprio indivíduo não teria condição de prover. Os Sistemas de Saúde sãofinanciados excepcionalmente por recursos públicos (impostos) ou fundos privados (desembolso direto) e, alternativamente, por um mix destas fontes.


Primeiramente pode-se afirmar que um Sistema de saúde complementa-se de locais ou estabelecimentos, onde são prestados serviços de saúde. Tendo como exemplo laboratórios clínicos e radiológicos, consultórios, serviços ambulatórios dispensário,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho saude e segurança do trabalho
  • trabalho de saude e segurança do trabalho
  • Trabalho de Saúde e Segurança do Trabalho
  • Higiene e segurança no segurança e saúde no trabalho
  • SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE
  • Resenha do Artigo Elementos para uma nova cultura em segurança e saúde no trabalho.
  • Saude e segurança do trabalho
  • Segurança e saude no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!