Artigo de RNA sobre TDAH

Páginas: 8 (1809 palavras) Publicado: 31 de maio de 2014
UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA DETERMINAR SE VOCÊ POSSUE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

João Faciola de Souza Neto (CESUPA) joao_faciola@hotmail.com
Joaquim de Aviz Rodrigues Junior (CESUPA) joakin-junhu@hotmail.com

RESUMO
O Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H) consiste em um transtorno mental cuja manifestação é comum em crianças, adolescentes e adultos,dificultando a vida diária dos portadores e todos a sua volta Assim sendo, o presente artigo visa delinear e analisar o desenvolvimento de uma rede MLP no Matlab a partir de um teste classificador que determina o porte, ou não, do TDA/H, para promover o aprimoramento dos conhecimentos teóricos e práticos, adquiridos em sala de aula...

1 INTRODUÇÃO

A temática Transtorno Mental ainda incide em umcontexto a ser abordado com certa delicadeza, apesar desta estar bastante difundida na realidade da população, uma vez que a sua manifestação ocorre em uma quantidade significativa de pessoas de todo o mundo (BUENO, 2013).
Assim sendo, muitos distúrbios mentais apresentam sintomas similares ao comportamento considerado normal, e por essa razão passam despercebidamente exigindo um grau mais elevadode atenção as pequenas diferenças que classificam o comportamento como normal ou anormal. Dessa forma, O Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H) se destaca como um dos distúrbios mentais mais comuns.
O Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H) consiste em um transtorno mental, marcado pela presença de sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade, cuja manifestação é comum emcrianças e adolescentes, mas também pode surgir em pessoas na fase adulta (COUTINHO; MATTOS; ARAÚJO; DUCHESNE, 2006). Assim, a presença do transtorno em questão pode afetar negativamente os diversos estados da vida de uma pessoa.
Assim sendo, o presente artigo visa delinear e analisar o desenvolvimento de uma rede MLP no Matlab a partir de um teste classificador que determina o porte, ou não, doTDA/H. Dessa forma, o referido teste pode indicar os diferentes níveis de atuação do distúrbio.
Desta maneira, o artigo em comento foi realizado com o intuito de aprimorar os conhecimentos teóricos e práticos, adquiridos em sala de aula, sobre a elaboração de uma rede MLP no Matlab.
2 PROBLEMAS DECORRENTES DA TDA/H

Os portadores de TDA/H são caracterizados pela dificuldade em manter aatenção, de conter os seus anseios e o grau de atividade, de encarar as consequências consistentemente e de controlar seus impulsos, dificultando a vida diária dos portadores e todos a sua volta (GOLDSTEIN, 2006).
Segundo a Psicologia na Net (2009, p.1) “as pessoas que possuem esse transtorno têm dificuldades de concentração, iniciam atividades e quase nunca terminam, no trabalho, nos estudos, etc”. Noentanto, um dos maiores problemas a ser enfrentado é a dificuldade em se relacionar com as outras pessoas.
Deste modo, o obstáculo em estabelecer contatos sociais acarreta na exclusão do indivíduo em relação aos demais grupos de pessoas. Então, com o intuito de garantir um estilo de vida mais próxima do normal para essas pessoas que se faz imprescindível a descoberta precoce do problema para queele seja tratado da melhor forma possível (SILVA; SOUZA, 2005).
Deste jeito, o teste classificador usado como base para a construção da rede neural classifica as pessoas, em relação ao TDA/H, como não tendo, tendo alguns sintomas, tendo em um nível médio, tendo em um nível moderado e tendo o transtorno.

3 REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

De acordo com Vellasco (2007, p.5)

Uma rede neural é umsistema computacional constituído por unidades conhecidas como neurônios. Os neurônios são elementos processadores interligados, trabalhando em paralelo para desempenhar uma determinada tarefa. Os modelos RNA´s constituem uma importante técnica estatística não-linear capaz de resolver uma gama de problemas de grande complexidade. Por isso, são modelos úteis em situações que não é possível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo sobre TDAH
  • Questionário sobre rna
  • Artigo Cientifico-TDAH
  • Projeto artigo tdah
  • nota de leitura sobre TDAH
  • Artigo psicopedagogia tdah
  • O que mais podemos dizer sobre TDAH
  • Trabalho sobre o TDAH

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!