Artigo de revisão bibliográfica

Páginas: 8 (1788 palavras) Publicado: 5 de fevereiro de 2014
1.0- INTRODUÇÃO


A desnutrição pode ser definida como uma condição clínica decorrente de uma deficiência ou excesso, relativo ou absoluto, de um ou mais nutrientes essenciais. Ocorre quando o organismo não recebe os nutrientes necessários para o seu metabolismo fisiológico, devido à falta de aporte ou problema na utilização do que lhe é ofertado (MONTE 2008).
A desnutrição pode ser deetiologia primária ou secundária; a primeira ocorre por oferta alimentar insuficiente, com comprometimento do aporte energético, de macro e micronutrientes. A desnutrição de causa secundária pode ser causada ou agravada pela existência de uma doença de base que pode ou não estar associada com a ingestão alimentar. A doença existente pode comprometer a ingestão alimentar de maneira qualitativa equantitativa, além de poder interferir na utilização normal dos nutrientes dos alimentos ingeridos.
A desnutrição infantil é um dos problemas de saúde pública mais importante no mundo, em virtude de sua magnitude e das consequências para o crescimento e desenvolvimento das crianças, e está seguramente relacionada à difícil condição em que vivem as famílias de baixa renda.
Segundo Vitolo (2008), amaior incidência de desnutrição encontra-se em populações de extrema pobreza e crianças menores de cinco anos e tem como principal indicador o baixo peso da criança ao nascer, assim como pode ser resultante de desorganização familiar e falta de disciplina na alimentação.
O estado nutricional infantil reflete basicamente o consumo alimentar e o estado de saúde da criança, e estes dependem dadisponibilidade de alimento no domicílio, da salubridade do ambiente e do cuidado destinado à criança (MONTE 2008).
A pobreza parece estar vinculada à falta de alimentos, consequentemente, ao comprometimento da ingestão energética e à existência de carências nutricionais que podem causar a desnutrição. Estas, por sua vez, parecem estar associadas à maior probabilidade de ocorrência de processosinfecciosos que vêm acompanhados de outras doenças oportunistas, resultando em um comprometimento nutricional ainda maior.
A falta de energia e de nutrientes em longo prazo, além de prejudicar o crescimento normal, também resulta em atraso do desenvolvimento global das crianças e em comprometimento do sistema imunológico.
Busca-se com esse presente trabalho realizar uma revisão da literaturabibliografia sobre a desnutrição infantil, analisando a influência dos fatores socioeconômicos e buscando uma possível solução.
2.0- METODOLOGIA

Os artigos selecionados na presente revisão foram pesquisados na base de dados Scielo, considerando um período de 2008 a 2013. Foram utilizados os termos: desnutrição infantil, aleitamento materno, pobreza.

3.0- RESULTADOS E DISCUSSÕES

3.1- fatoressociais
A desigualdade econômica gera crescente miséria, fome, desnutrição e outros agravos comprometedores da qualidade de vida dos indivíduos. Muitos fatores atuam no surgimento de doenças que comprometem a nutrição, bem como na oferta de alimentos a qual se interligam os determinantes socioeconômicos. A desnutrição, como um desses fatores, é um dos problemas de saúde pública mais importante domundo, em virtude de suas consequências para o crescimento e o desenvolvimento das crianças. (FROTA 2009)
A desnutrição infantil esta presente principalmente nos países em desenvolvimento, é uma doença de origem multicausal e complexa, tem suas raízes na pobreza. É mostrada como resultado da dieta inadequada e doenças que resultam da falta de segurança alimentar, de cuidados inadequados da mãe paracom a criança, de serviços de saúde deficientes, vulnerabilidade de lactentes aos processos de infecção e baixo peso ao nascer. (UNICEF)
Assim, os fatores que se relacionam ao estilo e ás condições de vida do individuo ou da coletividade são causas determinantes da cultura das comunidades. Nesse grupo, incluem-se características como costumes, crenças e hábitos de vida. Os aspectos de educação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • artigo de revisão bibliográfica
  • Artigo Científico para Revisão Bibliográfica Processamento Digital de Imagens
  • Artigo/Revisão Bibliográfica sobre Energia Eólica
  • revisao bibliografica e pesquisa bibliografica
  • revisão bibliografica
  • Revisao bibliografica
  • Revisao bibliografica
  • revisão bibliografica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!