Artigo de Qu mica pr tica 8

Páginas: 8 (1952 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
ARTIGO DAS REAÇÕES QUÍMICAS E UM ESTUDO APLICADO: TRATAMENTO PRIMÁRIO DE ÁGUA

Filipe Brito Franco (filipebritofranco@hotmail.com), Gabriela Pinto da Silva (gabipintosilva@gmail.com), Igor Torres dos Santos (igortorres94@hotmail.com), Italmar Silva Costa Junior (031131191@unifacs.edu.br), Luana Santos (ljesantos@hotmail.com), Márcio Arnold Teubner Mascarenhas (marcioarnold@gmail.com).Orientador: Iran Talis Viana Santos (iran.santos@pro.unifacs.br).
Palavras Chave: Reações Químicas. Tratamento da água.

Resumo






Introdução

Uma reação química é uma alteração química onde matéria (reagente) se converte em uma nova substância (produto). Algumas reações ocorrem somente sob determinadas circunstâncias (ex., fornecimento de calor, presença de luz ou eletricidade). Outras acompanhadas deindicações externas (ex., mudança de cor, desprendimento de gás, calor ou luz).
O que evidencia uma reação é a transformação que ocorre nas substâncias em relação ao seu estado inicial, essas modificações dependem do tipo de reação que os reagentes irão passar. Existem vários critérios para classificar reações químicas, uma delas relaciona o número de substâncias que reagem (reagentes) e o númerode substâncias produzidas (produtos). As reações são classificadas em: Reação de síntese ou adição que são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto A + B  C. Reação de análise ou decomposição que nessa reação uma única substância gera dois ou mais produtos A  B + C. Reação de simples troca ou deslocamento: que ocorre quando uma substância simples reage com uma compostaoriginando novas substâncias: uma simples e outra composta A + XY  AY + X. E Reação de dupla troca que é quando dois reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação. AB + XY AY + XB.
Algumas reações recebem nomes especiais: como Eletrólise, na qual as substâncias se decompõem pela passagemde corrente elétrica. Fotólise: que é quando há decomposição da substância química pela luz. E Pirólise que é quando há decomposição pela ação do calor e do fogo.
Sobre a velocidade, as reações químicas não ocorrem com a mesma: umas são mais rápidas, outras são bem lentas. A reação entre bicarbonato de sódio, por exemplo, e vinagre, é rápida. Basta os reagentes entrarem em contato para que elaocorra. Já a reação que ocorre entre ferro, oxigênio e água, formando a ferrugem, é lenta. Alguns fatores podem alterar a velocidade das reações químicas. Por exemplo, numa reação entre um comprimido efervescente e água pode-se acelerar a velocidade desta reação. Basta dividir o comprimido em pedaços iguais. Então quanto mais triturado, mais dividido, mais rápida é a reação. Este fator é a superfíciede contato, que aumenta e faz com que a reação seja mais rápida. O mesmo acontece quanto à temperatura. Se colocarmos o comprimido efervescente em água fria e outro em água quente, observa-se que com a água quente a reação ocorre mais rápida. Então, o aumento da temperatura faz com que a velocidade da reação química aumente.
Sobre a precipitação, ela é formada de um sólido durante a reaçãoquímica. O sólido formado na reação química é chamado de precipitado. Isso pode ocorrer quando a substância insolúvel, o precipitado, é formado na solução devido à reação química ou quando a solução foi supersaturada por um composto. A formação do precipitado é um sinal de mudança química. Na maioria das vezes, o sólido formado "cai" da fase, e se deposita no fundo da solução (porém ele irá flutuar se elefor menos denso do que o solvente, ou formar uma suspensão).
Quando Arrhenius desenvolveu sua teoria de soluções iônicas, ele também deu definições clássicas de ácidos e bases. De acordo com Arrhenius, um ácido é um composto capaz de fornecer íons de hidrogênio, H+, em solução aquosa. Uma base é um composto capaz de fornecer íons hidróxidos, OH-, em solução aquosa (RUSSELL, 1994).
Sobre as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pr tica 8 Qu mica
  • Artigo Pr Tica 8
  • Pr Tica Cin Tica Qu Mica
  • PR TICA 1 Qu Mica Inorg Nica
  • 2 Relatorio de qu mica pr tica
  • Relat Rio Aula Pr Tica De Qu Mica
  • Aulas Pr Ticas De Qu Mica Nas Turmas De EJA
  • Trabalho De Qu Mica 2 Pr Tica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!