artigo de pedag0gia

1046 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

PRODUÇÃO TEXTUAL

JEQUIÉ-BA
2015
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

PRODUÇÃO TEXTUAL

Trabalho apresentado pela discente Eliane Meira Santos, solicitado pelos docentes Cyntia Simioni França, Marlizeti B. Steinle, Sandra M. Vedoato, Vilze Vidotte Costa, Fábio Luiz da Silva, Sandra Regina dos Reis, Taíse Nishikawa, do Curso de Pedagogia, III Semestre, para fins avaliativo.

JEQUIÉ-BA
2015
Educação Inclusiva

Entre as décadas de 70 e 80, a escola refletia uma sociedade seletiva e excludente que estabelecia padrões de comportamento nos quais os alunos portadores de deficiência não se enquadravam, diferindo, dessa maneira, os alunos em: os com deficiência e os sem deficiência. Ao final dos anos 80, o termo integração começou a perder a força, tendo sido substituído pela idéia de inclusão, uma vez que o objetivo é incluir, sem distinção, todas as crianças, independente de suas habilidades.
A partir da década de 90, a educação especial vim se modificando para atender as novas demandas da sociedade, que passou a exigir de forma mais enérgica uma educação menos excludente e discriminatória. No decorrer desta década alguns encontros internacionais determinaram novos horizontes para os educandos com necessidades especiais.
Vale ressaltar que o sistema educacional brasileiro tem vivenciado um momento de transição no atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais. Até a década de sessenta, a educação de pessoas com alguma deficiência tinha um caráter terapêutico e assistencial. Essa educação era de inteira responsabilidade da família ou de outros que estivessem em seu lugar. Assim, para se ter uma melhor compreensão, no entendimento de Carvalho (2000, p. 65), que o termo “sistema geral de educação”, defendeu e tem sido defendido, até hoje, uma luta para integrar a educação de excepcionais no sistema de ensino, fazendo

Relacionados