Artigo de opinião sobre os protetos ocorridos no Brasil em Junho de 2013

449 palavras 2 páginas
No dia 02 de junho, em São Paulo, a tarifa de ônibus passou de R$3,00 para R$3,20. Este aumento foi o estopim para que houvesse uma cadeia de manifestações. No começo, a mobilização somava pouco mais de 10 mil pessoas, porém o motivo de tanto protesto não é apenas 0,20. Isso é o resultado de uma população totalmente indignada com o quadro de pobreza, educação, saúde e segurança que são extremamente ineficazes e com um cenário político vergonhoso e corrupto, por conta disso não seria surpresa que o brasileiro tenha que pagar caro por um sistema de transporte público, que como as demais áreas é falho e com grandes deficiências.
De acordo com o Datafolha, a avaliação do transporte em SP é a pior desde 1987. A população consciente disso, fez com que o movimento ganhasse forçava e já somavam mais de 100 mil pessoas que saíram as ruas para batalhar por seus direitos, mas não apenas em São Paulo. A mobilização ganhou as ruas de várias cidades do nosso imenso país, inclusive de Imperatriz com o movimento Fora VBL, no dia 20 de junho reunindo cerca de 7 mil pessoas, todos embravecidos com os serviços prestados pela empresa VBL, que buscam mais qualidades e principalmente respeito. A luta é pela redução da tarifa, mas também das pessoas que estão cansadas de todo o descaso que o governo tem com as pessoas que necessitam dessa condução e sofrem de todas as formas possíveis, seja pelo ônibus que vai lotado, e por conta disso passageiro tem que ir em pé se espremendo como se fossem sardinha enlatada, pelo tempo que esperam para utilizarem esse serviço e acabam sendo prejudicados em sua escola e trabalho, devido o baixo número de carros circulando.
È pela falta de estrutura que esses transportes apresentam, com sua frota desatualizada e que constantemente apresentam defeitos mecânicos já que é comum vermos um ônibus no prego por serem velhos demais e claro, para que aja a descentralização do poder de empresas que acham que o transporte público é apenas uma fonte de lucro.

Relacionados