Artigo de opinião

Páginas: 8 (1981 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2012
Introdução
O artigo de opinião e a importância de seu contexto, que exprime ideias ao leitor com enfoque no publico alvo, a gerar confronto de ideias ou convencer o leitor. Nisso esta exposta também coesão e coerência textual, que põe em um texto uma ordem de significado, interação e compreensão da ideia do autor.

INDICE
1. INTRODUÇÃO
2. Artigo de opinião
3. Coesão textual
4.Coerência textual
5. Exemplo de artigo de opinião
6.1. O poder da validação
6. Conclusão
7. Bibliografia


ARTIGO DE OPINIÃO

O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos.
É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, oescritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis.
Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.
Contudo, em vestibulares, a assinatura é desnecessária, uma vez que podeidentificar a autoria e desclassificar o candidato.
Uma característica muito peculiar deste tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas.
Como ditoanteriormente, a linguagem é objetiva e aparecem repletas de sinais de exclamação e interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável ao enfoque do autor.
Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de formaque, etc.) e dão maior clareza às ideias.
Geralmente, é escrito em primeira pessoa, já que se trata de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa.
O artigo de opinião é fundamentado em impressões pessoais do autor do texto e, por isso, são fáceis de contestar.
Para produzir um bom artigo de opinião é aconselhável seguiralgumas orientações. Observe:
1) Após a leitura de vários pontos de vista, anote num papel os argumentos que mais lhe agradam, eles podem ser úteis para fundamentar o ponto de vista que você irá desenvolver.
2) Ao compor seu texto, leve em consideração o interlocutor: quem irá ler a sua produção. A linguagem deve ser adequada ao gênero e ao perfil do público leitor.
3) Escolha os argumentos,entre os que anotou, que podem fundamentar a ideia principal do texto de modo mais consciente, e desenvolva-os.
4) Pense num enunciado capaz de expressar a ideia principal que pretende defender.
5) Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faça uma citação de algum escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido.6) Crie um título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor.
7) Formate seu texto em colunas e coloque entre elas uma chamada (um importante e pequeno trecho do seu texto).
8) Após o término do texto, releia e observe se nele você se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia está fundamentada em argumentos fortes e se estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada aogênero; se o texto apresenta título e se é convidativo e, por fim, observe se o texto como um todo é persuasivo.

COESÃO TEXTUAL
É um tipo de articulação gramatical entre os elementos de um texto - o texto, compreendido como 'tecido’, 'trama'. A esse mecanismo que permite estabelecer boas relações entre os elementos do texto para facilitar o entendimento e torná-lo mais encorpado, agradável, mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo de opinião
  • Artigo de opinião
  • Artigo de opinião
  • Artigo de opinião
  • artigo de opinião
  • Artigo De Opiniao
  • ARTIGO DE OPINIAO
  • Artigo de opinião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!