artigo de opimiao

342 palavras 2 páginas
Houve um tempo em que fumar era considerado bonito, era como uma postura definida, um “status”. As pessoas fumavam pra socializar, não se preocupavam com os problemas trazidos pelo tabagismo.Naquele tempo, via-se o cigarro como algo positivo até porque as campanhas publicitárias da época sempre mostravam pessoas bonitas e bem elegantes fazendo uso do mesmo, passando a idéia de que se você fumasse seria visto do mesmo modo.
Hoje, os fumantes não são mais bem vistos como antigamente, e em determinados lugares e ocasiões, já causa repudio de muitos que não fumam. O fato é que, fumar é um costume que provavelmente nunca acabará.
Em minha opinião, e acredito que a de muitos também, a lei que proíbe as pessoas de fumarem em lugares fechados foi muito bem elaborada. Pessoas que apesar de não fumarem inalam a fumaça por estar exposto a ela, podem acarretar muitos problemas de saúde também, se não maiores do que dos próprios fumantes. Mas claro, há quem contradiz a esta idéia, defendem que com isto, estão limitando o acesso dos fumantes aos lugares, o que na verdade, ninguém está proibindo ninguém de fumar, só de não fazer com que os não fumantes sejam obrigados a inalar tal fumaça.
Em todo o Brasil temos milhares de vitimas de câncer no pulmão ou outras doenças causadas pelo habito e vicio de fumar. São muitas famílias todos os meses que choram perdas. E são cerca de R$ 380milhões que o Sistema de Saúde Publica gasta todo ano com tratamentos decorrentes do cigarro. Gasto este que poderia ser revertido para melhorias na educação ou ser centralizado para outras áreas do próprio sistema de saúde, por exemplo.
Ainda hoje, mesmo com todas as campanhas de conscientização, mesmo com todos sabendo os riscos a saúde que o cigarro proporciona, ainda assim, as pessoas fumam como se nada de ruim pudesse acontecer. É difícil fazer com que alguém que fuma há 10, 20 ou 30 anos que seja, parar de fumar. Devem-se conscientizar estas pessoas a passar para os mais novos

Relacionados

  • artigo de opimiao
    342 palavras | 2 páginas