artigo de laborat rio galdino 3

850 palavras 4 páginas
Taxa de escoamento ou coeficiente angular: uma abordagem ao conceito de vazão

Christiane Omena dos Santos
Grayce Campos Leite

Resumo
Este artigo tem como objetivo ressaltar uma abordagem do conceito de vazão. Tratando da variabilidade das funções polinomiais de grau 1, na educação básica. Historicamente, o conceito de função nasceu da necessidade de compreender uma realidade onde tudo varia. Estudar a maneira com as funções variam, além de conectar o ensino de funções com a realidade e com a origem histórica do conceito, permitiria a preparação do terreno para futuros estudantes de cálculo. A partir de um experimento realizado com a turma do 6º período, no qual abordou o conceito de vazão, utilizando como materiais manipuláveis a torneira, a água, beker calibrado em ml e um cronômetro. Com isso buscamos neste artigo identificar o coeficiente angular através do estudo de fração polinomial de grau 1.
Palavras-chave: Vazão, Função Polinomial, Coeficiente Angular.

Introdução

A matemática é fundamental em nosso dia a dia. Atualmente, com os avanços científicos e tecnológicos e a criação de novas áreas de conhecimento, mais do que nunca a matemática torna-se necessárias. Ela está sendo usada com muita frequência em nosso cotidiano. No entanto podemos citar o estudo matemático numa simples vazão de uma torneira. Com isso podemos chegar a determinados conteúdos, como por exemplo, o estudo das funções polinomiais e aos coeficientes angulares.

No dia 17 de março de 2014 às 20h40min, foi realizado um experimento no laboratório de ensino de matemática com uma turma do sexto período. O objetivo deste experimento é apresentar, aplicar e analisar os resultados obtidos de uma proposta para ensino do conceito de funções polinomiais de grau 1 no ensino médio. Optamos por uma abordagem baseada na teoria de Polya e de Sergio Lorenzato.
Os materiais utilizados no processo experimental para a analise da vazão da torneira foi montado pelo professor de laboratório de ensino

Relacionados

  • PIM6tiFinal
    8119 palavras | 33 páginas
  • Meio ambiente
    318445 palavras | 1274 páginas