ARTIGO DE CONCLUS O DE ESPECIALIZA O EM EDUCA O INCLUSIVA

Páginas: 17 (4076 palavras) Publicado: 10 de junho de 2015



FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAJAZEIRAS – FESC
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS – FAFIC
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA




EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PROCESSO EM EVOLUÇÃO







DASY MICAELA COELHO DE SOUSA


CAJAZEIRAS-PB
2013
DASY MICAELA COELHO DE SOUSA






EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PROCESSO EM EVOLUÇAO




Trabalho de Conclusão de Cursosubmetido à Faculdade de Filosofia, Ciências e letras de Cajazeiras – FAFIC como um dos requisitos do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação Inclusiva para obtenção do titulo de especialista em Educação Inclusiva.


ORIENTADOR(A):______________________________________________________

CAJAZEIRAS
2013
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PROCESSO EM EVOLUÇAO

DASY MICAELA COELHO DE SOUSA
Docente, Pedagoga pelaUniversidade Federal de Campina Grande(UFCG-cajazeiras/Brasil), especialista em metodologia do ensino.

RESUMO
A inclusão, escolar e social, exige mudança de mentalidade, mudança nos modos de vida, muitas reflexões e, como princípio fundamental, valorizar a diversidade humana. O presente trabalho objetiva conhecer o processo histórico da evolução da educação inclusiva, os conceitos utilizadospara identifica-la, a legislação que da suporte legal a educação inclusiva e formação do professor nesse processo. Na educação atual a Inclusão é tema de constantes debates devido ao desafio que representa. Analisando a história da educação brasileira percebemos que a sociedade, de tempos emtempos, apresenta mudanças no seu conjunto de valores, percepções e práticas, ou seja, mudaseus paradigmas. Omeio de investigação usado foi a pesquisa bibliográfica. A inclusão, fruto da mudança deparadigma social, representa avanço no tratamento dispensado ao deficiente e consiste sim num grande desafio para a educação, pois implica numa reestruturação da organização escolar atual que vai muito além da adaptação física ou mesmo curricular, necessitando que se modifique a razão de existir destainstituição, criada inicialmente para legitimar a segregaçãoe que hoje possui a tarefa de acolher em seus bancos todo e qualquer indivíduo, independentede suas características pessoais.

Palavras chave: Educação inclusiva,história, legislação.


INTRODUÇÃO

No século XIX, portadores de necessidades especiais eram vistos como incapazes, não havendo no momento algo que trouxesse esperança para mudar essarealidade. Na sociedade da época esses indivíduos viviam as margens do abandono social e até mesmo abandono da própria família. Somente no fim da década de 60 ouve a iniciação a integração escolar com objetivo de inserir portadores de necessidades nos sistemas gerais da sociedade, porém os portadores de necessidades especiais é que deveriam adaptar-se a sociedade já organizada, apesar de ser forte edecisivo esse movimento não trouxe resultado satisfatório já que nada fora modificado dentro da sociedade na época. A inclusão surge para romper com os paradigmas educacionais, após todos esses anos de exclusão, essas crianças estão sendo olhadas com um olhar mais humano e a inclusão escolar reflete bem esse novo momento de desenvolvimento social e humano.
Uma educação de qualidade para todoscontende-se, entre outros fatores, a atribuição de novas dimensões da escola no que consiste não somente na aceitação, como também na valorização das diferenças, resgatando os valores culturais e o respeito do aprender e construir, conforme define a Declaração de Salamanca (1994, p. 8-9):

[...] as crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares, que a elasdevem se adequar [...] elas constituem os meios mais capazes para combater as atitudes discriminatórias, construindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos.


Entretanto, a educação especial que por muito tempo restringiu-se a um ensino paralelo, aos poucos vem redimensionando seu papel, atuando no atendimento direto desse alunado na rede escolar regular.
O presente artigo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCA O INCLUSIVA TRABALHO DE CONCLUS O DO CURSO DE P S
  • Especializa O Educa O Ambiental
  • A Educa O Inclusiva
  • EDUCA O INCLUSIVA
  • educa o inclusiva
  • Educa;áo inclusiva
  • EDUCA O INCLUSIVA
  • Educa Ao Inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!