ARTIGO CORRIGIDO SIMONE 1

4343 palavras 18 páginas
O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E A
CONDICIONALIDADE DE FREQUENCIA ESCOLAR

Kindzerski Simone 1
BALDINI Marcia Aparecida 2

RESUMO

O presente artigo aborda o tema referente a condicionalidade de frequência escolar de crianças e adolescentes no Programa Bolsa Família no Município de Santa Izabel do Oeste, Paraná. O objetivo da pesquisa aqui apresentada é conhecer a realidade das famílias atendidas pelo programa no referido município, verificando se a exigência da frequência escolar implica ou não em um maior aproveitamento escolar. Para tanto, foi realizada previamente uma pesquisa qualitativa bibliográfica de levantamento de dados. Em seguida, foram realizadas entrevistas com 10 famílias usuárias do programa bolsa família, selecionadas na etapa anterior, residentes em Santa Izabel do Oeste, Paraná, que podem vir a ser excluídas do programa devido ao não cumprimento das condicionalidades. Os resultados obtidos apontam que, embora a frequência escolar obrigatória seja vantajosa no sentido de levar os pais a acompanharem mais de perto o aprendizado dos filhos, por si só, esta condicionalidade não é suficiente para melhorar o aproveitamento escolar de crianças e adolescentes de famílias atendidas pelo programa. Palavras-chave: Bolsa Família. Frequência escolar. Aprendizado.

1 INTRODUÇÃO

Este tem por finalidade discorrer sobre o Programa Bolsa família e a exigência de freqüência escolar de crianças e adolescentes como condição para recebimento do benefício no município de Santa Izabel do Oeste, PR.
É de conhecimento público que inúmeras famílias vivem ainda em condição de extrema pobreza no Brasil, desta forma o auxilio oferecido pelo programa pode garantir a subsistência de muitas pessoas que não possuem outra fonte de renda, por outro lado quando tais famílias são excluídas do programa, por não cumprirem com suas exigências, podem acabar ficando em situação de vulnerabilidade social.
Esta pesquisa surgiu da necessidade de compreender melhor o Programa Bolsa

Relacionados