artigo Consolda Fabr cio

2747 palavras 11 páginas
XXXIX CONSOLDA - CONGRESSO NACIONAL DE SOLDAGEM
De 25 a 28 de Novembro de 2013
Curitiba – PR, Brasil.

Avaliação da ZTA e ZPD em Biséis Amanteigados Com Aço Inoxidável AWS A5.9
ER316L Através do Processo GMAW
(Evaluation of ZTA and ZPD in bezels buttery With Stainless Steel AWS A5.9 ER316L Through the GMAW process)
Fabricio Paiva Silva1, Gilcimar Pereira1, Thiago Henrique. Fernandes Dias Ferrão1, Alexandre
Saldanha. do Nascimento1, Carlos A. M. da Mota¹
1 Universidade Federal do Pará, Departamento de Engenharia Mecânica, Belém-pa, Brasil, eng.fabriciopaiva@gmail.com

Resumo
A soldagem de revestimento visa proporcionar melhorias nas propriedades físicas, químicas e mecânicas, assim como, na resistência a corrosão na superfície de materiais estruturais menos nobres, têm como uma das principais vertentes o amanteigamento de biséis. Este tipo de revestimento pode ser realizado com uma ou mais camadas sobrepostas e com diferentes parâmetros de soldagem utilizados.
Este trabalho caracteriza a ZTA e ZPD de biséis amanteigados com aço inoxidável AWS A5.9 ER316L pelo processo GMAW que apresentaram na ZTA alternância entre crescimento e refinamento de grãos.
Houve também, ocorrência de microestruturas incomuns como a ferrita de widmanstaetten, esta oscilação apresentada na análise microestrutural foi crucial para os resultados apresentados para a microdureza obtida nessa região cujos valores de dureza não foram uniformes. As imagens capturadas na ZPD apresentaram descontinuidades como “Praias”, “ilhas” e “penínsulas” extremamente prejudiciais para o comportamento mecânico de futuras juntas soldadas nos biséis amanteigados.
Palavras Chave: amanteigamento, microestruturas, diluição,descontinuidades.
Abstract: The welding coating seeks to provide improvements in physical, chemical and mechanical properties, as well as resistance to corrosion on the surface of structural materials less noble, are one of the main aspects of buttering bevels. This type of coating can be

Relacionados

  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas