Artigo COLOQUIO2015 Raphael

1815 palavras 8 páginas
acabamento do aço endurecido sae 52100 após retificação plana tangencial com diferentes configurações de bocal e seu posicionamento
Raphael Lima de Paiva, raphaellimap@hotmail.com¹
Christielly Fernandes da Costa, christielly.eel@gmail.com¹
Rosemar Batista da Sival, rsilva@mecanica.ufu.br¹
Ricardo Rozo Vaz Perez, perezrca@schaeffler.com²
Luiz Maurício Gonçalves Neto, lgoncalves@facens.br³

¹Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Av. João Naves de Ávila 2121 - Campus Santa Mônica - CX 593 - Uberlândia - MG - CEP 38408-100, Brasil.
²Schaeffler Brasil Ltda, Tecnologia Central – Unidade INA - América do Sul. Sorocaba-SP. Brasil.
³Faculdade de Engenha de Sorocaba, FACENS, Marginal Sen. José Ermírio de Morães | Rodovia, 1425, Sorocaba - SP, 18087-125, Brasil.

Introdução
A retificação é um processo de usinagem que visa conferir um melhor acabamento em peças cuja dureza é elevada. Além disso, é caracterizado por altas velocidades de corte e alta energia específica, e condições inadequadas de usinagem podem acarretar em alterações nas propriedades mecânicas da peça e sua queima. Isso acontece, pois, altas temperaturas são geradas na zona de corte. Logo, a aplicação de um fluido de corte no processo de retificação é necessária a fim de evitar tais danos e preservar a integridade da peça. O fluido de corte possui a finalidade de lubrificar a interface rebolo-peça e, consequentemente, reduzir o atrito e desgaste; resfriar a região de corte; auxiliar no transporte dos cavacos, além de proteger as superfícies usinadas da corrosão. Assim, é importante estudar a forma com que sua aplicação influencia na retificação.
Retificação é um processo para conferir um melhor acabamento em peças de elevada dureza.
Retificação é um processo que envolve altas temperaturas que podem causar sérios danos à integridade da peça e por isso o fluido de corte e a forma com que ele é aplicado é fundamental para evitar tais danos.
Este documento apresenta diretrizes para a preparação e submissão

Relacionados