Artigo_Cloves

5315 palavras 22 páginas
ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB

IPv6 E A CONTINUIDADE DA INTERNET.

Cloves Pereira Santana1
Prof. Fabio Luiz Bigati2

Resumo

No mundo globalizado , o crescimento da rede mundial de computadores nos últimos anos têm criado uma grande necessidade de endereços IP. Além do problema da escassez de endereços, a falta de segurança e o aumento da tabela de roteamento, obrigou a criação de um novo protocolo de comunicação que suprisse essas necessidades. Dessa forma, o IPv6 surge, sem dúvidas como uma proposta de solução para a escassez de endereços IP sendo também provido de novos recursos tais como o suporte a novas tecnologias de rede (ATM Gigabit Ethernet, entre outros). A necessidade de transição do protocolo IPv4 para o IPv6 é fundamental, devendo ser feita de forma gradual para garantir a funcionalidade da rede ao passo que existem dispositivos que fazem uma transição de modo que os dois protocolos de rede possam coexistir. Neste estudo será utilizada a metodologia de revisão bibliográfica após fichamento prévio das principais obras e artigos referenciais ao tema.

Palavras-chave: IPv4. IPv6. Internet. Qos. IPSec. DHCP. CIDR. DNS. NAT. RFC. TCP/IP.

1 Introdução

O protocolo IPv6 apesar de muitos pensarem o contrário, já existe há algum tempo, porém, sua implantação ainda está ocorrendo aos poucos por todo o planeta tomando sua proporção. Porém, o mundo atual cria para a população uma dependência, uma necessidade de estar o tempo todo conectado, seja pelo computador ou outras fontes de conexão como celulares dentre outros e tantos outros que ainda podem surgir nessa década.
Este trabalho se justifica, pois, hoje na realidade do mundo em que se vive, onde praticamente todos os mecanismos são controlados por dispositivos diretamente ligados a internet ou mesmo nas casas das famílias em que há um aparelho de celular por habitante ou mesmo computadores e tablets espalhados entre a família, tendo ainda a possibilidade de haver um computador ou notebook

Relacionados