Artigo cientifico

Páginas: 20 (4821 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
SUELI DAS GRAÇAS BERMUDES
RE - 715902

O TRABALHO PSICOPEDAGOGICO FRENTE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

ARTIGO APRESENTADO A UNIVERSIDADE DE FRANCA COMO EXIGENCIA PARCIAL PARA APROVAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. AREA DE CONCENTRAÇÃO: PSICOPEDAGOGIA.
COORDENADOR DO CURSO:
ORIENTAÇÃO METODOLOGICA: LUCIMARY BERNABEPEDROSA DE ANDRADE

FRANCA
2013
2
O TRABALHO PSICOPEDAGOGICO FRENTE AS DIFICULDADES DE
APRENDIZAGEM

PSYCOPEDAGOGUE WORK AHEAD AS LEARNING DEFICULTIE

SUELI DAS GRAÇAS BERMUDES

RESUMO

Tendo como princípio a atuação do professor na formação do cidadão frequentador de uma unidade de aprendizagem: a escola, a questão da aprendizagem pode passar pela questão de entender a relaçãoprofessor-aluno e a representação que o primeiro tem em relação ao segundo. Tomando como base que a Psicopedagogia tem como objeto de estudo o aprender, preocupando-se no seu surgimento com as questões relacionadas aos déficits de aprendizagem. A preocupação principal da Psicopedagogia é o aprendizado do ser humano, integrando o cognitivo e o afetivo para realizar o processo como um todo. Para fazeruma junção do nome propriamente dito, teremos: “Pedagogia” que se preocupa mais com o conhecimento cognitivo e intelectual; e a “Psicologia” que está voltada para a busca do bem estar do indivíduo. Então temos a psicopedagogia que relaciona a capacidade do aluno de se sentir competente no seu aprendizado, relacionando-o com prazer. A Psicopedagogia dos conteúdos na sala de aula revoluciona ainter-relação professor-aluno. Se de um lado o aluno é visto de um modo integrativo e participa da construção do conhecimento, de outro é indispensável uma transformação na postura do professor. É importante que o educador tenha os cuidados necessários para permitir que a autonomia do educando avance sem que ele, educador se sinta ameaçado e não exija mais que o aluno pode dar. Ao facilitar e organizar oprocesso produtivo de aprendizagem o educador deve assegurar a todos a prática e vivência, a possibilidade de observar e construir o conhecimento.

Palavras–chave: aprendizagem – relação - Psicopedagogia
ABSTRACT
Having the principal and teacher performance in the formation of the citizen frequenter of a unit of learning: the school, the issue of learning can pass through matter ofunderstanding the teacher-student relationship and the representation that has the first over the second. Based on the Psychology has as its object of study, learn, worrying at his appearance with issues related to learning deficits. The main concern is the Psychology of human learning, integrating the cognitive and affective to carry out the process as a whole. To make a junction of the name itself, wehave: "Pedagogy" that cares more about the cognitive knowledge and intellectual and "psychology" that is aimed at seeking the wellbeing of the individual. So we psychopedagogy that relates the student's ability to feel competent in their learning, relating it with pleasure. The Psychology of content in the classroom revolutionizes inter-teacher-student relationship. If on one side the student is seenfrom an integrative manner and participates in the construction of knowledge, another is essential transformation in the attitude of the teacher. It is important that the educator has the necessary care to allow the learner autonomy proceed without him, educator feels threatened and does not require more than the student can give. By facilitating and organizing the production process of learningthe educator must ensure all practice and experience, the ability to observe and build knowledge.
Keywords-Keywords: learning - about - Psychology
3
INTRODUÇÃO

Esse artigo pretende colocar em evidencia a atuação psicopedagógica frente às dificuldades de aprendizagem.
O objetivo dessa pesquisa é discutir a atuação pisicopedagógica frente às dificuldades de aprendizagem
O método utilizado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo cientifico
  • Artigo Cientifico
  • artigo cientifico
  • Artigo científico
  • Artigo cientifico
  • artigo cientifico
  • Artigo Científico
  • Artigo científico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!