Artigo Cientifico

Páginas: 8 (1901 palavras) Publicado: 5 de fevereiro de 2014
www.autoresespiritasclassicos.com




Artigos Espíritas

Extraídos da obra
Campos Vergal - Reencarnação ou Pluralidade das Existências

15

Provas Científicas da Pluralidade das Existências

Regressão da memória

O conde Albert de Rochas e suas operações magnéticas

Por meio de operações magnéticas aplicadas aos sensitivos é possível trazer ao presente, progressivamente,épocas e fatos anteriores á sua vida atual. Tais experiências têm sido feitas com notável êxito por Albert de Rochas, Th. Flournoy, Fernandez Colavida, P. Janet, A. Bouvier e outros magnetizadores e psiquistas. O trabalho de regressão da memória é, atualmente, uma das mais interessantes e importantes investigações Científicas. Não nós vamos ocupar demasiadamente deste assunto, embora seja ele de grandefertilidade e tenha oferecido campo a larga celeuma.
O conde Albert de Rochas era coronel de Engenharia e secretário da Escola Politécnica de Paris, quando produziu obras magníficas relativas á ciência psíquicas: "Forças não definidas", "Exteriorização da sensibilidade", "As vidas sucessivas" e outras. - Ocupando-se deste conhecido magnetizador, então absolutamente alheio á doutrina espírita, odoutor Brasilio Marcondes Machado, ilustre psiquiatra paulista, cita-o em sua admirável tese: "Contribuição ao estudo de Psiquiatria", brilhantemente defendida na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 29-12-1932, ao referir-se ás leis da preexistência. E assim é que no valioso e sereno trabalho do esclarecido facultativo depara-se-nos uma das diversas investigações operadas e descritas pelopróprio doutor Rochas, As experiências em questão se realizaram em Aix-en-provence e foram amplamente divulgadas nos "Annaes des Sciences psychichs" de Julho de 1905 - As sessões mais importantes, registradas em atas, efetuaram-se entre Dezembro de 1904 e Janeiro de 1905. - Com outras palavras, podemos dizer que é um trabalho de desdobramento da personalidade, o que aliás, foi conseguido váriasvezes pelos experimentadores acima citados e, especialmente, pelo cel. Rochas.

*

É' sujet uma jovem de 18 anos, de boa saúde que nunca ouvira falar em magnetismo ou em espiritismo, cujo nome é Maria de Mayo. O primeiro trabalho tem por finalidade a renovação das recordações da vida atual. Imersa em hipnose, pela vontade poderosa do magnetizador, que transmite á paciente passes transversais,Maria de Mayo retrocede gradativamente até sua tenra infância, manifestando com admirável naturalidade as variações características dessa idade, até atingir os primeiros anos, prosseguem as sessões experimentais e o dr. Rochas consegue que a hipnotizada, afastando-se retroativamente, se vá recordando e exteriorizando todas as fases por que passou. Ao remontar o curso dos anos, chega muito longe,relatando suas três existências anteriores, bem como os intervalos que as separam entre um nascer e um morrer. E assim o "médium" descreve, sucessivamente, as encarnações em que fora, retrogradativa e respectivamente, Lina, Carlos MauviIle e Magdalena de San Marco. - Descrevamos, em largas e rápidas pinceladas, o resultado destas investigações, iniciando da terceira existência anterior para apresente, afim de que a descrição se torne mais compreensível, embora pratiquemos em sentido contrario ao método empregado pela cel. Rochas
Sessão de 31-12-1904; chama-se Magdalena de San Marco; conhece e descreve mademoiselle:
La Valliére e madame de Montepan. Estabelece-se o seguinte dialogo:
"- Diz-se que o rei desposou secretamente a madame de Manteinon?
- Qual. E simplesmente amante dele.- E qual sua opinião a respeito do rei?
- E um orgulhoso.
- Conhece Searon?
- Santo Deus! que feio ele é!
- Viu representar Moliere?
- Vi, mas não gosto muito dele.
- Conhece Corneile?
- E' um selvagem.
- E Racine?
- Conheço principalmente as suas obras e tenho-as em grande conta".

*

Sob a influência dos passes transversais, a paciente narra outros pormenores da corte de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo cientifico
  • artigo cientifico
  • Artigo científico
  • Artigo cientifico
  • artigo cientifico
  • Artigo Científico
  • Artigo científico
  • artigos cientificos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!