Artigo Cientifico/Taxas de cambio

Páginas: 6 (1342 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA – SOCIESC CENTRO UNIVERSITÁRIO TUPY – UNISOCIESC










CÂMBIO: BRASIL PARA EXTERIOR E EXTERIOR PARA BRASIL

Acadêmicos:

Cristiane Simone Hamam
Heryky Matheus Santana Correa
Luciana Patricia da Costa Oliveira
Marcia Ferreira de Oliveira











Joinville/2014
DIR111
1 TEMA

Atuação Estatal naEconomia


2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Cambio no Brasil e Exterior


3 PROBLEMA

Tanto no Brasil como no Exterior precisamos realizar a troca de moeda, para podermos viajar, fazer pagamentos, enviar dinheiro para o Exterior para isso necessitamos conhecer as normas e regulamentações, quais as instituições regulamentadas e autorizadas pelo Banco Central. Desta forma questiona-se? quais oseitos que a
oscilação do câmbio provocou na economia brasileira, em especial na balança
comercial, num determinado período.



4 HIPÓTESES

O Banco Central, criou uma cartilha simples e escrita de forma prática, e em concordância com a própria legislação e regulamentação, para orientar e esclarecer melhor como negociar moeda estrangeira, e moeda brasileira, de forma legal e segura. Nosite do banco Central você encontra com muita facilidade as orientações necessárias que são atualizada periodicamente pelo Banco Central
No Brasil o câmbio é regulamentado pelos seguintes órgãos: Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil.
Não precisa de autorização do governo para fazer remessas do Brasil para o exterior, ou vice e versa. Estes valores recebidos ou enviados,precisam ser convertidos por instituições autorizadas no mercado de câmbio, pelo Banco Central, se isso não acontece essas operações são consideradas ilegais.



5 OBJETIVO GERAL
Verificar e conhecer quais são os caminhos mais seguros e legal para a operação de cambio entre os países, principalmente para àqueles que querem viajar ou desenvolver negócios com outros países.


6 OBJETIVOSESPECÍFICOS

Conhecer a cartilha criada pelo Banco central que esclarecer e orienta sobre as operações de câmbio;
Conhecer e descrever a legislação pertinente às operações de câmbio, bem como documentações pertinentes a cada processo.
Verificar quais são as instituições seguras e regulamentadas nas negociações que envolvem cambio estrangeiro.



7 JUSTIFICATIVA

Deseja-se desenvolverum estudo sobre os caminhos mais seguros e legal para a operação de cambio entre os países, principalmente para àqueles que querem viajar ou desenvolver negócios com outros países, pois considera-se que ainda existem muitas dúvidas.
.


8 REFERENCIAL TEÓRICO

Seguem algumas instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil, a operar no mercado de câmbio:
Banco do Brasil, CEF (CaixaEconômica Federal), Distribuidoras e Sociedades de Créditos, Financiamentos e Investimentos, Agências de Fomento, ou seja não apenas instituições bancárias mas também instituições financeiras, desde que sejam regulamentadas pelo Banco Central Do Brasil.
As agências de turismo não conveniadas também podem negociar moedas estrangeiras, desde que tenham autorização do Banco Central. Transferênciasinternacionais de recursos podem ser feitas também pelo ECT- Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, e por meios de Cartões Internacionais.
As remessas do Exterior para o Brasil são feitas de três maneiras práticas e seguras: Por ordem de pagamento; cartão internacional; correios;
Nesses procedimentos deverão ter o remetente, e o beneficiário. O remetente é o que está no exterior, é o que enviaa remessa do dinheiro, sua identificação deve ser segura e de acordo com legislação vigente do país da remessa. E o beneficiário é quem receberá o dinheiro no Brasil.
Remessa feita por ordem de pagamento: podem ser remetidas do exterior em moedas estrangeiras ou em reais, mas sempre serão pagas em reais. Se a ordem de pagamento for em moeda estrangeira tem que ser feita a operação de câmbio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Taxas de câmbio
  • Taxa de Câmbio
  • Taxa de cambio
  • Taxas de Cambio
  • Taxa de cambio
  • Taxa de câmbio
  • taxa de cambio
  • Taxa de cambio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!