Artigo cientifico: por que não ler os classicos

Páginas: 8 (1867 palavras) Publicado: 22 de abril de 2012
POR QUE NÃO LER OS CLÁSSICOS? EIS A QUESTÃO.

Everaldina Pinto de Oliveira Vieira [1]

 

RESUMO



O interesse pela realização de um estudo sobre a rejeição dos alunos quanto à leitura, principalmente da literatura clássica, iniciou-se durante o primeiro semestre nas Escolas Estaduais Dom José de Haas e Industrial São José no Vale do Jequitinhonha em Araçuaí. Estamos diante de umarejeição quando nos referimos à leitura; a perda de interesse é encontrada em todas as séries do ensino fundamental e médio. Diante disso, deve-se estar ciente de que o gostar de ler não tem nada a ver com herança genética ou biológica, ninguém nasce gostando de leitura, aprendemos a gostar de ler e essa aprendizagem é cultural. O fato demonstra, então, que o modo de abordar a literatura na escolanão está recebendo a atenção necessária, um estímulo adequado. Vê-se, portanto, a necessidade de buscar, criar soluções para que as crianças e adolescentes tenham uma experiência positiva em relação à leitura. Neste trabalho além de mostrar e analisar a pesquisa feita quanta a essa rejeição ao livro literário também pretende, portanto, apresentar propostas pedagógicas que podem possibilitar ao alunouma experiência gratificante em ler, não uma rotineira tarefa escolar. Enfim, faz-se necessário uma mudança na prática pedagógica dos educadores como meio de criar no educando encantamento pela leitura.

Palavras-chave: leitura, literatura, Ensino Médio.



Introdução


Para professores de língua portuguesa, a seguinte afirmação de Perini causa, no mínimo, desânimo em relação ao ensinodessa disciplina:
Argumenta-se que uma das finalidades do ensino gramatical é conscientizar o estudante de sua língua, da língua que ele deve aprender a manejar, seja lendo, seja escrevendo. Mas certamente muito poucos estudantes chegarão a produzir textos literários; digo mais: poucos chegarão a adquirir o hábito de ler textos literários. Mas é certamentenecessário (embora ainda estejamos terrivelmente longe de consegui-lo) que eles cheguem a manejar a linguagem técnica e jornalística, pelo menos como leitores (PERINI, 1985, p. 97)


As qualidades da literatura que a tornam fundamental na formação dos estudantes estão muito além do prosaico comunicador diário e trivial. Há a linguagem artística, que entra no terreno do imprevisível e surpreende peloinédito e pela criatividade. Ilumina recantos da vida normalmente obscuros, inacessíveis ao gasto linguajar comum. Sabe ser jocosa, sarcástica. E comove, tocando a sensibilidade, libertando no leitor emoções que de outra forma talvez nunca se manifestassem e por isso rejeitam as boas obras. Quando se fala em rejeição pelos clássicos, logo vêm à cabeça as possíveis causas dessa antipatia: Primeiramente,pensa-se no fator sócio-econômico que impossibilita a aquisição de bons livros; depois, no hábito da leitura que é socialmente construído e os pais não cultivam esse hábito; a precariedade dos acervos que as bibliotecas das instituições públicas de ensino dispõem, tanto que ao indicar um livro o educador sente-se limitado às obras que a escola oferece; e finalmente, a leitura como atividadeavaliativa obrigatória aumenta o desinteresse dos jovens pela mesma.

Seria, então, uma boa opção criar atividades dinâmicas na sala de aula para estimular o gosto pela leitura, tanto nos jovens quanto nas crianças, mais facilmente influenciáveis e com um futuro em aberto cheio de gavetas onde guardar o prazer da leitura.



Desenvolvimento


Leitura: prazer x obrigação




Pesquisarealizada nas escolas Estaduais Dom José de Haas e Industrial São José


Método


1. Sujeitos
Participaram da pesquisa 160 alunos, de idade entre 14 e 18 anos. Os alunos freqüentam a 2ª série do ensino médio das Escolas Estaduais Dom José de Haas e Industrial São José, no Vale do Jequitinhonha em Araçuaí. Pertencentes ao nível sócio-econômico médio-baixo, sendo que 40% trabalham durante o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como Ler Um Artigo Científico
  • ler artigos cientificos
  • Análise entre um artigo científico e um não científico
  • Como não escrever um artigo tecnico-científico
  • por que ler classicos
  • Para ler os clássicos
  • Por que ler os clássicos
  • Por Que Ler Os Classicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!