Artigo cientifico influencia da midia nos padrões de be3leza

3542 palavras 15 páginas
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NOS PADRÕES DE BELEZA IMPOSTOS PELA SOCIEDADE
Aida Beatriz*
Anne Pilicério*
Nathália Gusmão*
Shirlene Rocha*

Resumo:
Este artigo tem como objetivo explanar o jovem e adolescente que compõe a nossa sociedade, e como a mídia pode influenciar no seu cotidiano, impondo sempre padrões de estética a serem seguidos.

Palavras-chave: Padrões de beleza; mídia; estética;

*Estudantes do Primeiro Ano do Ensino Médio do Colégio Marista Champagnat de Taguatinga –DF
1 Introdução
A influência de padrões de beleza faz com que pensemos “a que ponto chegaríamos para alcançar os padrões impostos pela sociedade?”. Muitas pessoas fazem plásticas, pagam milhões para se parecerem com algo preestabelecido, pois se sentem excluídas por não fazerem parte de um certo estereótipo, isso faz com que muitas desenvolvam distúrbios alimentares.
A visão deturpada do assunto é ensinada às meninas desde pequenas, a partir do momento em que elas veem nas lojas bonecas como a Barbie, loira, magra e “esteticamente perfeita”. A mídia influencia diretamente a sociedade mostrando sempre pessoas com os corpos bonitos, reforçando que as pessoas precisam cuidar frequentemente do corpo para possuírem uma boa aparência somente assim poderão ser aceitos na sociedade. O objetivo deste artigo científico é o aprofundamento nas pesquisas sobre o assunto abordado. 2. Ideologia
2.1 O que é entendido por ideologia
“Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica. No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.”

2.1 Ideologia: a construção da ideologia e modernidade
A ideia de cultura vem de sociedades antigas onde as pessoas não tinham um estudo para provar os seus pensamentos

Relacionados