Artigo Cient Fico Opini O P Blica

Páginas: 8 (1788 palavras) Publicado: 12 de maio de 2015
A revolução da Internet:
As redes sociais e seu uso na política, e o direito humano à comunicação






Sanderson Cássio Sousa da Silveira 1






Resumo: Este artigo faz uma breve análise da revolução da internet e do surgimento das redes sociais e da sua utilização como ferramenta poderosa de comunicação por políticos durante as suas campanhas. E também como o ser humano usufrui do acesso aesses meios, tanto para buscar conhecimento e informação, quanto para expressar opiniões e interesses, algo reconhecido com um direito humano. Hoje há um verdadeiro “bombardeio” de produtos e serviços digitais, a qual o homem tornou-se quase que totalmente subjugado, tanto em suas relações pessoais e interpessoais, quanto profissionais, motivado principalmente pelo advento da internet, granderesponsável pela globalização.

Palavras-chave: Internet, redes sociais, comunicação.





















_______

1 Bacharelando em Comunicação Social (Radialismo) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Natal - RN [Brasil]
sandersoncassioss@hotmail.com
1  Introdução
 
O ser humano ao longo dos milênios vem presenciando uma série de transformações, uma evolução que vai além de sua própriaespécie. Populações dominaram a terra, conhecimentos culturais, sociais e filosóficos se expandiram, a história é escrita a cada segundo, o futuro não pode ser previsto nem pelo mais surreal escritor. E nos dias de hoje vemos uma verdadeira revolução mundial, a tecnológica. O conhecimento científico vive seu ápice, o planeta Terra assiste a uma interação entre os povos quase que instantânea, umtempo de globalização impulsionado principalmente pelas novas tecnologias de comunicação.
A internet é o exemplo mais concreto de avanço tecnológico como meio de comunicação em nossos dias. A era digital chegou a todo o globo, e mesmo quem nunca usou algum meio eletrônico para se comunicar, com certeza já ouviu falar a respeito. O tema é debatido por muitos. Estudos são lançados, livrospublicados, nos diversos meio de comunicação de massa o assunto é abordado. Através do acesso ao digital, há uma ampliação de ofertas para o lazer, para encontrar pessoas, planejar tarefas, fazer comprar e também trabalhar. Como pontos negativos podemos citar os diversos crimes virtuais, a influência na formação do caráter das crianças e dos jovens, e a manipulação da mídia, muitas em posse decorporações milionárias, que visam tão somente o lucro em detrimento da informação verdadeira e imparcial.
Com o advento da internet e da comunicação móvel criou-se uma infinidade de produtos tecnológicos, para os mais variados fins, o mercado financeiro como todo aderiu a inevitável e rentável novidade, diversos tipos de negócios estão disponíveis, entre eles os próprios meios de comunicação einformação, como jornais, revistas e afins. Com uma grande informação ao alcance de todos surgiu uma necessidade de se avaliar a qualidade de tais conteúdos, a real utilidade e os interesses por trás desses meios, além do direito devido ao próprio ser humano de ter acesso a tecnologia para ver e ser visto.

A Internet é o coração de um novo paradigma sociotécnico, que constitui na realidade a base materialde nossas vidas e de nossas formas de relação, de trabalho e de comunicação. O que a Internet faz é processar a virtualidade e transformá-la em nossa realidade, constituindo a sociedade em rede, que é a sociedade em que vivemos. (CASTELLS, 2003, p. 287)



2 As redes sociais

O avanço espantoso da Internet não só nos EUA, mas em todo o mundo, a consequente popularização e os investimentos queaconteciam em prol dessa tecnologia que se dava em uma escala global, nunca antes proporcionada por nenhum outro meio de comunicação possibilitou que a rede mundial de computadores se tornasse mais rápida, mais popular e mais instrumentalizada no dia a dia de milhares de pessoas. Foi nesse contexto que surgiram no início do século XXI as chamadas “redes sócias”, primeiro com a popularização das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A OPINI O P BLICA
  • A Opini O P Blica Existe
  • A OPINI O P BLICA
  • Teoria da Opini o P blica
  • Artigo Cient Fico Navegapara
  • Estrutura Artigo Cient fico
  • ARTIGO CIENT FICO 2
  • ARTIGO CIENT FICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!