Artigo Científico

Páginas: 4 (983 palavras) Publicado: 19 de dezembro de 2014
As Vantagens da Utilização de OBC na Fabricação da Bone China e da Espuma Vítrea na Indústria Cerâmica Brasileira¹

(The Advantages for Use of Bovine Bones Calcined in Fabrication of “Bone China”and Advantages of Foam Glass in Ceramic Industry in Brazil)
Aristides Anderson Pereira Reis²
Augusto Sarmento-Pantoja³
Faculdade de Engenharia de Materiais, Universidade Federal do Pará (Campus II)Marabá, PA – 2013

Resumo

A utilização de OBC (Osso Bovino Calcinado) na técnica de fabricação de Bone China (ou porcelana de ossos) e de alumina na composição (e microestrutura) da espumavítrea tornou a indústria cerâmica brasileira mais lucrativa por conta das propriedades deduzidas por estudos a respeito dos materiais, e como levou o Brasil ao nível de mercado global (mesmo ainda sendoprecoce essa entrada), como por exemplo, em porcelanas. No caso da espuma vítrea, as vantagens são apresentadas tanto no campo econômico, quanto ambiental. Neste trabalho, enfatizou-se essas vantagens,a partir de análises de outras literaturas e estudos. A espuma vítrea é, de fato, mais proveitosa devido à reciclagem da sucata de vidro, reduzindo, assim, a quantidade de lixo com material vítreo(não importando a composição, nem agregados). Enquanto a fabricação de Bone China, pelo uso de ossos bovinos, torna o material cerâmico mais resistente a impactos, menos poroso, além de diminuir atemperatura no processo de queima da Bone China (entre 50°C e 70°C), reduzindo os custos de energia para a indústria cerâmica voltada ao porcelanato.
Palavras-chave: bone china, OBC, espuma vítrea,indústria cerâmica, vantagens.

Introdução
A Indústria Cerâmica vem tomando espaço entre as Indústrias existentes no Brasil. Com o avanço da tecnologia, novos estudos e análises de processos foram grandespercussor de novas técnicas e processos para fabricação de materiais cerâmicos. Na Inglaterra, deu-se a utilização de ossos bovinos (na forma de pó) na fabricação de porcelanatos, no ano de 1751...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo cientifico
  • Artigo Cientifico
  • artigo cientifico
  • Artigo científico
  • Artigo cientifico
  • artigo cientifico
  • Artigo científico
  • artigos cientificos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!