Artigo científico

Páginas: 8 (1924 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
Faculdade de Ouro Preto do Oeste
UNEOURO

WEICE KELY DOS SANTOS PEREIRA













IDOSOS E O MERCADO DE TRABALHO























OURO PRETO DO OESTE/RO, JUNHO DE 2014.
Faculdade de Ouro Preto do Oeste
UNEOURO

WEICE KELY DOS SANTOS PEREIRA













IDOSOS E O MERCADO DE TRABALHO



Exercício de Projeto de Pesquisa –Trabalho como requisito parcial para obtenção da conclusão da disciplina: Metodologia da Pesquisa, do Curso de Administração, 2014 da UNEOURO.
Orientadora Professora: Ivone Goulart Lopes
















OURO PRETO DO OESTE/RO, JUNHO DE 2014.
IDOSOS E O MERCADO DE TRABALHO

OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Pesquisar parte de empresas que optaram e executaram o processo de admissão, defuncionários aposentados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Pesquisar os motivos que levam as empresas a optarem pela admissão de pessoas aposentadas.
Avaliar os problemas ocasionados por inserir aposentados no mercado de trabalho.
JUSTIFICATIVAS
Com o envelhecimento da população brasileira é esperado um número cada vez maior de aposentadorias. E é certo que as participações de aposentados na populaçãotêm crescido rapidamente em resposta ao processo conjunto de envelhecimento populacional. Percebe-se que as taxas de atividades tanto de homem como mulheres aposentadas aumentaram muito o equivalente a 33% dos homens e entre mulheres o correspondente é de 16% que estão economicamente ativos.
Tendo na família pessoas idosas desempregadas cheguei a essa análise para criar esse projeto. Um tema críticoe interessante que vem assombrando cabeças de muitas pessoas. Com o crescente envelhecimento da população, que espaço as pessoas aposentadas têm conquistado nas empresas?
Partindo dos índices citados percebi uma serie de indicadores possíveis que ocasionam retorno à volta dos aposentados ao mercado de trabalho. Cito dois exemplos que fez com que os aposentados voltassem à tona, sendo eles acapacitação e experiência profissional, faltando profissionais para esses cargos e o outro é que muitos aposentados vivem com menos de um salário mínimo pago pelo INSS.
No entanto, os números podem explicar também a retomada do mercado de trabalho porque voltam a contribuir, aqueles que requereram a aposentadoria proporcional, podendo renunciar ao benefício e solicitar a aposentadoria integral.
Essapesquisa se justifica por estar realizando estudos que possa investigar a atuação das empresas que admitiram aposentados, tendo em vista também fatores positivos que trazem para o mercado com os aposentados na ativa, pois é de importância fundamental para esta pesquisa saber como se deu todo o processo de admissão dentro das empresas: Quais são os mecanismos e por que a escolha de um aposentado.De outro modo, com as informações produzidas por esse projeto trazem ao conhecimento de como anda a sociedade no êxito do mercado de trabalho, uma vez que, conhecendo todo o funcionamento das empresas, seus critérios profissionais, servirão de base para novas pesquisas neste campo e para um profissional saber o que a empresa precisa para admitir um funcionário.
PROBLEMATIZAÇÃO
O envelhecimentoda população brasileira ocorre a taxas aceleradas. Em 1991, eram 11 milhões de idosos. Passados 17 anos, a cifra subiu para 19 milhões. Estimativa de alguns especialistas prevê que 23 milhões de brasileiros terão mais de 60 anos em 2010. E, em 2025, as projeções calculam que serão 32 milhões de idosos, representando cerca de 15% da população brasileira. O aumento do índice da população idosa estátambém relacionado à queda da taxa de fecundidade.
O rápido crescimento da população idosa em países como o Brasil, nas próximas décadas, indica que a queda na taxa de mortalidade reduziu nessa fase de vida. Diversos motivos contribuíram para esse crescimento, dentre eles podemos destacar a autoestima, exercícios físicos, uma vida saudável e de boa qualidade e os avanços científicos na área da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo cientifico
  • Artigo Cientifico
  • artigo cientifico
  • Artigo científico
  • Artigo cientifico
  • artigo cientifico
  • Artigo Científico
  • artigos cientificos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!