Artigo Científico- Metodologia Científica

Páginas: 6 (1265 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO


DESENVOLVIMENTO
2 A IMPORTÂNCIA, E OS BENEFÍCIOS DA LEITURA NA SOCIEDADE ATUAL.
3 DESENVOLVENDO O HÁBITO DE LER EM PARCERIA COM A ESCOLA.
4 A CONTRIBUIÇÃO DO LEITOR CRÍTICO MEDIANTE AS QUESTÕES SOCIAIS.


CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS



















INTRODUÇÃO

O presente documento é parte do Trabalho de Conclusãode Curso (TCC), desenvolvido na Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), e tem como principal objetivo mostrar a importância de se formar leitores críticos na sociedade.
Na primeira parte será abordado a importância e os benefícios da leitura na sociedade atual, para isso, o trabalho conta com o apoio de uma pesquisa feita pelo Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos ligados à Educação.
Nasegunda parte, o trabalho mostra como a escola pode ajudar para o desenvolvimento do hábito da leitura mostrando que a formação do leitor crítico é feito em longo prazo porque deve ser algo prazeroso.
Por fim, o documento aborda como o leitor crítico e ativo pode interferir na sociedade.





























1 A IMPORTÂNCIA, E OS BENEFÍCIOS DA LEITURA NASOCIEDADE ATUAL
Na atualidade, tornou-se repetitivo dizer que a leitura é importante para se formar uma sociedade crítica, mas essa frase fica apenas sendo dita mesmo, porque na prática essa realidade ainda está bem longe. Com tanta tecnologia, as pessoas não têm mais o hábito de pegar um livro e fazer uma leitura prazerosa. A justificativa dos “não-leitores” é a falta de tempo, o problema é quequando sobra tempo não é ao livro que essas pessoas recorrem, elas preferem procurar outras atividades. A leitura nos faz conhecer um mundo de idéias, ajuda-nos a criar familiaridade com o mundo da escrita. Segundo o Ministério da Educação (MEC), e outros órgãos ligados à Educação, a leitura:
Desenvolve o repertório: ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal eprofissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo. 
Liga o senso crítico na tomada: livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e nós mesmos. 
Amplia o nosso conhecimento geral: além de ser envolvente, a leitura expande nossas referências e nossa capacidade de comunicação. 
Aumenta o vocabulário: graças aos livros,descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos.
Estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares personagens e histórias.
Emociona e causa impacto: quem já se sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder que um bom livro tem.
Muda sua vida: quem lê desde cedo está muito mais preparado para os estudos, para otrabalho e para a vida.
Facilita a escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita. Ou seja, quem lê mais escreve melhor.



2 DESENVOLVENDO O HÁBITO DE LER EM PARCERIA COM A ESCOLA

A formação do leitor é algo que acontece em longo prazo, iniciando-se no âmbito escolar tendo como mediador o professor.
O leitor é aquele que estabelece relações com a linguagem e suassignificações, pois não basta fazer da leitura um exercício mecânico, é necessário que seja um trabalho reflexivo e efetivo.
Para desenvolver o hábito da leitura é necessário que se comece com um material leve e que nos interesse. O importante é cultivar este hábito essencial na vida de todos. Afinal, ler é importante e, além do mais, pode ser uma forma de diversão.
Na formação de leitores críticos,a escola deve estar ciente de que é um trabalho que deve ser desenvolvido por todos os professores englobando todas as disciplinas, já que a leitura é um instrumento de apropriação do conhecimento, e isso não está restrito apenas à uma disciplina.
A escola deve mostrar aos alunos que a leitura tem o objetivo de os nortearem quanto ao seu posicionamento mediante diversas questões.
Quanto a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre Artigo Cientifico Metodologia Cientifica UVA
  • trabalho cientifico metodologia cientifica
  • Metodologia Científica Métodos Científicos
  • Metodologia Científica
  • Modelo de artigo (metodologia Cientifica)
  • Metodologia do artigo científico
  • Apostila de metodologia do artigo cientifico
  • Metodologia cientifica artigo arquitetonico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!