Artigo Cesusc PILAR SOGO

4521 palavras 19 páginas
ANÁLISE DO POTENCIAL DE IMPORTAÇÃO PARA DISTRIBUIÇÃO DE MICROESFERA DE VIDRO NO MERCADO NACIONAL

Pilar Benites Sogo

Universidade Lusófona de Lisboa
Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC
MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios
2011

Resumo

Atualmente, o mercado de Micro esferas de vidro para sinalização viária no Brasil conta com apenas um numero restrito de fábricas, as quais detêm monopólio de mercado, fazendo com que o valor do produto fique elevado. Neste âmbito, foram feitas análises para a importação e distribuição deste produto no mercado interno Brasileiro e foi constatado que este novo negócio na empresa pode ser positivo para os resultados.

Abstract

Currently, the market for Micro glass beads for road marking in Brazil has only a limited number of factories, which has a monopoly market, causing a high value of the product. In this context, this article was analysed to discuss the import and distribution of this product in the Brazilian market. It was found that this new business may be positive for the company´s results.
1. INTRODUÇÃO

As organizações modernas buscam diariamente manterem-se competitivas no mercado. Para tanto, é fundamental o auto-conhecimento da entidade, a estruturação de seus processos e a capacidade de adaptação da mesma.
A maioria das organizações baseia sua estrutura e administração na analise dos processos em partes separadas. Assim, é comum ver-se, na maioria das empresas problemas como compartimentação, ou formação de “silos”, maximizando sub-objetivos, sub-otimizando o todo e impedindo o contato interdepartamental e interfuncional, tornando-as ineficazes, exigindo maior dinâmica na coordenação entre as partes, informações mais rápidas e estruturas complexas. (DRUCKER, 1997).
Esta organização tradicional que era vista como sólida e permanente, mostra-se obsoleta. Ao longo dos tempos, é substituída por relações de parcerias, alianças, acordos e participação, estabelecidas conforme a necessidade

Relacionados