Artigo Centifico RSE

4057 palavras 17 páginas
127

ANÁLISE DA GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA
DE UMA EMPRESA DO TERCEIRO SETOR

ALINERI, Vivien 53
SILVA, Kelly Anne de Sousa 54
FARIA, Graciela Sanjutá Soares 55
Recebido em: 2008-07-17
Aprovado em: 2008-08-04
Issue DOI: 10.3738/1982.2278.118

RESUMO: A responsabilidade social empresarial externa caracteriza-se pela participação direta nas ações comunitárias da região onde a empresa está inserida, apoiando assim o desenvolvimento da comunidade em geral. Já a responsabilidade social empresarial interna tem como foco o bem estar de seus funcionários e dependentes, de forma a levá-los a uma maior dedicação, empenho e lealdade, atingindo assim a máxima produtividade e qualidade dos serviços prestados. O presente estudo buscou entender a gestão da responsabilidade social, em especial a interna, de uma empresa do terceiro setor. Para tanto, foi realizado um estudo de caso através da aplicação de questionários em seis funcionários de uma das unidades operacionais de uma organização não-governamental (ONG), situada na cidade de Franca-SP. Os dados mostraram que os participantes conhecem o tema “responsabilidade social” em suas duas principais vertentes, ou seja, responsabilidade social interna e externa, bem como consideram algumas práticas de responsabilidade social externa como sendo também responsabilidade social interna e identificam a gestão da responsabilidade social externa e interna na empresa em que trabalham.

Palavras-chave: Terceiro setor. Responsabilidade social. Responsabilidade social interna.
Funcionários.

ANALYSIS OF MANAGEMENT OF SOCIAL RESPONSIBILITY OF AN
INTERNAL COMPANY'S THIRD SECTOR
SUMMARY: The corporate social responsibility it is characterized by direct participation in community actions in the region where the company is inserted, so supporting the development of the community in general.
Already internal corporate social responsibility has as focus the welfare of its employees and dependents in order to lead them to greater

Relacionados