Artigo CASI Francine_2

6525 palavras 27 páginas
Análise dos resultados da pesquisa TIC Domicílios 2012 com foco no ambiente de governo eletrônico

Resumo:

A proposta deste estudo é analisar os resultados da Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil (TIC 2012), principalmente voltado ao ambiente de governo eletrônico. O objetivo e avaliar a possibilidade de acesso da população brasileira à bens que permitam o acesso à rede mundial de computadores, bem como o uso dessa tecnologia, principalmente em ações de interatividade com os canais de comunicação com o gestor público. Para a realização deste estudo foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, com coleta de dados bibliográficos e documentais, por meio de dados disponibilizados em sites oficiais, além da análise de estudos já realizados sobre temas correlatos. Por fim, o estudo revela que os sites das quatro maiores cidades da região utilizam seus portais de comunicação praticamente apenas como meio para oferta de informações oficiais e serviços online, limitando as possibilidades de interação da população com o poder público local e a participação da sociedade na tomada de decisão.
Palavras-Chave: Marco Civil da Internet. Governo Eletrônico. Comunicação Pública. Internet.

1. Introdução

A democracia é um conjunto de princípios e práticas que preservam a liberdade dos cidadãos (SEN, 1999). Ela só é exercida de forma plena quando entram em cena diversos aspectos da vida social e política, uma delas é o acesso à informação de qualidade, que serve como base para a construção do conhecimento a cerca de um tema e, consequentemente, como ingrediente indispensável para a tomada de decisão, seja ela qual for. É papel do cidadão incluir a participação no ambiente político como seu dever para perpetuar a democracia.
Essa necessidade de participação direta da comunidade nas decisões políticas esbarra, entre outros itens, na falta de capacitação da população para tal atitude e na falta de confiança no poder público

Relacionados