ARTIGO BURNOUT E A ENFERMAGEM Def 1

1347 palavras 6 páginas
REFLEXOS DA SINDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS

TATIANE MELO SOARES1
CLIVESSON RODRIGUES ROSÁRIO1
NAIANA MIRANDA FREITAS1
ERIANE PACHECO DOS SANTOS1
MARIA NATALINA LIMA SANTOS1
PATRICIA LIMA SANTIAGO1

JOSIELSON COSTA DA SILVA2

1 Graduandos de Enfermagem Centro Universitário Jorge Amado. Alunos do 4º Semestre.
2 Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem pela UFBA. Docente da UNIJORGE e UFBA. Orientador

Descritores: Burnout. Enfermagem. Saúde ocupacional

INTRODUÇÃO

A Síndrome de Burnout é um conjunto de manifestações físicas e emocionais que acomete, principalmente, profissionais que trabalham em contato direto com pessoas. Manifestando-se de diversas formas, esta síndrome constitui um grande problema psicossocial, despertando preocupações entre médicos, psicólogas e empresárias, devido a seriedade de suas consequências como o desinteresse pelo trabalho, bem como o a própria saúde¹.

O trabalho da enfermagem, juntamente com outros profissionais de saúde, desde sempre, está ligado ao cuidado direto e indireto de pessoas, propiciando assim grande desgaste físico e psicológico. A equipe de enfermagem, mostra-se apto ao fenômeno do estresse ocupacional em decorrência da responsabilidade de estarem lidando com seres humanos, onde faz-se inevitável a relação interpessoal, tornando-os vulneráveis ao avanço da Síndrome de Burnout².

Considerada um grande problema no mundo profissional, a exaustão emocional devido a sobrecarga do trabalho tem sido uma das variáveis mais predisponente a síndrome. O indivíduo/profissional apresenta repercussões negativas ao seu estado de saúde4, desenvolvendo sentimentos como: desesperança, solidão, depressão, raiva, diminuição de empatia, irritabilidade, tensão,ansiedade e também algumas manifestações clinicas também podem está presentes, como: cefaleias, náuseas, tensão muscular, dor lombar ou cervical, distúrbios do sono2.

Ao observar a rotina dos profissionais de enfermagem nota-se a necessidade de atenção a esses profissionais,

Relacionados

  • Violência infantil
    40612 palavras | 163 páginas
  • Halo Alexandra Adornetto
    127937 palavras | 512 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas