Artigo biomewtria

3581 palavras 15 páginas
1 INTRODUÇÃO

Com o grande desenvolvimento da tecnologia da informação, produtos e serviços que envolvem a identificação de indivíduos aumentaram em grande escala. Com essa proliferação, a identificação e autenticação do indivíduo a partir das suas características biológicas e/ou comportamentais é mais simples e cômoda que a memorização de palavras chave e código de acesso. A biometria, ou seja, o uso de características biológicas e/ou comportamentais para a identificação e autenticação, tem ganhado relevância. Atualmente as tecnologias biométricas podem ser empregadas em sistemas de segurança, transações financeiras, controle de acesso a locais restritos, controle de freqüência, acesso em redes corporativas, validação de documentos, autenticação e comprovação de identidade, dentre muitas outras aplicações.

O aumento significativo da quantidade de informação disponível em formato digital e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (por exemplo Internet) e a possibilidade de falsificação das mesmas, vem exigindo meios mais seguros para sua proteção. A identificação e verificação de utilizadores são um dos principais aspectos a serem considerados para garantir a segurança da informação.

Aeroportos, empresas do sector financeiro, empresas do sector judicial, empresas do setor da saúde, entre outros, precisam de assegurar que somente pessoas devidamente autorizadas terão acesso a determinada informação, serviços ou locais restritos.

Deste modo, o problema da segurança relacionada com a privacidade de informação tem sido cada vez mais importante para as empresas, sejam elas pequenas ou grandes. O acesso de pessoas não autorizadas a informações sigilosas ou a lugares restritos pode causar graves problemas as empresas, sendo cada vez mais necessário provar a sua identidade para obter o acesso.

Na atualidade, o método usado por grande parte das empresas na identificação e verificação de pessoas

Relacionados