Artigo bibliografico: doença celíaca: sua evolução genética e imunopatogênica

4092 palavras 17 páginas
ARTIGO BIBLIOGRAFICO: Doença Celíaca: Sua evolução Genética e Imunopatogênica
Mércia Santana da Silva1

INTRODUÇÃO A doença celíaca (DC) é uma condição crônica que afeta principalmente o intestino delgado. É uma intolerância permanente ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. Nos indivíduos afetados, a ingestão de glúten causa danos às pequenas protrusões, ou vilos, que revestem a parede do intestino delgado. Esta condição possui outros nomes, tais como espru celíaco e enteropatia glúten-sensível (MEEWISSE, 1970; PENNA, et, al,1991). A DC é considerada uma desordem autoimune, na qual o organismo ataca a si mesmo. Os sintomas podem surgir em qualquer idade após o glúten ser introduzido na dieta. Os sintomas intestinais incluem diarréia crônica ou prisão de ventre, inchaço e flatulência, irritabilidade, e pouco ganho de peso. Os pacientes podem apresentar atraso de crescimento e da puberdade, anemia da carência de ferro, osteopenia ou osteoporose, exames anormais de fígado, e uma erupção na pele que faz coçar chamada dermatite herpetiforme. A doença celíaca também pode não apresentar nenhum sintoma (MEARIN; et, al,2005).

MATERIAS E METODOS Pesquisa realizada em artigos, pesquisados na internet.

OBJETIVOS
Contribuir com a compreensão junto aos avanços recentes na da imonopatogenia e genética, demonstrando que conceitos e critérios pré-estabelecidos devem ser revistos e adequados às novas evidências, visando um melhor diagnóstico e orientações para pacientes célicos e familiares.
DIAGNÓSTICO
A DC pode levar anos para ser diagnosticada. Os exames de sangue são muito utilizados na detecção da doença celíaca. Os exames do anticorpo anti-transglutaminase tecidular (AAT) e do anticorpo anti-endomício (AAE) são altamente precisos e confiáveis, mas insuficientes para um diagnóstico. A doença celíaca deve ser confirmada encontrando-se certas mudanças nos vilos que revestem a parede do intestino delgado. Estima-se que 1

Relacionados