ARTIGO BASE PARA O SEMIN RIO DE SOCIOLOGIA DA EDUCA O NAYRIANNE 02

2841 palavras 12 páginas
ARTIGO BASE PARA O SEMINÁRIO DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TEMA: Gênero, família e globalização

RESUMO
Neste texto faz-se uma resenha dos seis artigos incluídos no dossiê Gênero, família e globalização, mostrando tanto aspectos que apresentam em comum como algumas de suas peculiaridades. Uma abordagem comum a todos é a análise da sociedade contemporânea, com base nas mudanças ocorridas no plano mundial mas com resultados específicos para alguns países. Outro aspecto comum é a perspectiva de gênero, que aparece de maneira clara ou implícita. As particularidades dizem respeito à relação entre gênero e raça, o enfoque na família e a teoria queer.
*Em itálico e sublinhado está o nosso foco.

ARTIGO
Os seis textos incluídos neste dossiê contemplam parte da diversidade existente nos estudos de gênero. Embora a maioria dos trabalhos nesta temática aborde questões referentes às mulheres, a noção de gênero não se restringe a elas, mas na maioria das vezes prioriza as categorias inseridas nas posições mais baixas das hierarquias que se estabelecem entre homens e mulheres e entre hetero e homossexuais, as quais se entrecruzam, entre outros, com raça, grupos étnicos, classes sociais, populações situadas em espaços determinados, categorias etárias e ocupações ou profissões. Embora focalizando uma categoria social específica, esses trabalhos se caracterizam por uma abordagem relacional, na medida em que a categoria enfatizada é examinada relacionalmente àquela que se lhe opõe na hierarquia social.
Os dois primeiros trabalhos apresentados aqui se fundam nas transformações que ocorrem no plano mundial, especialmente em decorrência da globalização, examinando seus efeitos sobre as mulheres. Ambos inserem suas análises numa perspectiva que vai além do nacional, seja por sua aplicabilidade geral, seja por se basearem em dados da realidade sobre uma pluralidade de países. Um focaliza a inserção das mulheres no mercado do trabalho, o outro elabora reflexões sobre a violência contra as

Relacionados